Cônego Júlio Antônio dos Santos
O Crucifixo, meu livro de estudos - 1950
Ofensas à vida
espiritual
Escândalo
Que é o escândalo?
O escândalo é uma palavra, ação ou omissão capaz de
levar o próximo a fazer o mal ou a deixar de praticar o bem.
1. Escândalo
por palavras. —
Escandaliza-se por palavras, falando contra a fé, afirmando, por exemplo, que
Deus não existe, que tudo acaba na morte e outras impiedades semelhantes.
Muitas vezes, não é preciso mais para abalar a fé das pessoas simples e até
fazer-lha perder completamente.— Escandaliza-se por palavras, falando contra a
religião e seus ministros, fazendo assim perder o respeito a que têm direito e
de que têm necessidade para cumprir o seu ministério com proveito.
Escandaliza-se por palavras, falando sem a devida precaução, em ajuntamentos,
de coisas torpes e escandalosas.—Escandaliza-se por palavras, ensinando o mal.
Os que ensinam a pecar são a causa de muitos pecados mortais. Muitas vezes, um
inocente aprendeu a pecar porque um companheiro fez um pecado na sua presença.
E ficou depois fazendo muitos pecados mortais por via desse maldito mestre da
maldade. Quem há de pagar por tantos pecados mortais, senão quem os faz e muito
mais quem os ensinou a fazer? Escandaliza-se por palavras, aconselhando o mal.
Caifás, com o seu conselho, deu a morte a Jesus Cristo. Herodias, com o seu
conselho, cortou a cabeça de João Baptista. Quantos, com o seu conselho, com o
seu parecer, fazem o mesmo! São escandalosos os que aconselham meios
supersticiosos para alcançara saúde; os que aconselham modas indecentes, maus
livros e maus jornais; os que aconselham outros a cometer um furto. Escandaliza-se
por palavras, mandando praticar o mal. São escandalosos os que mandam fazer o
que é ofensa a Deus; tal é o superior que manda o seu súbdito. O pai que manda
o filho que furte, que minta, a filha que procure quem lhe dê jóias para se
enfeitar. O amo que manda os criados ou jornaleiros trabalhar ao domingo e não
os deixa ir à Missa. David não matou Urias, mandou; Herodes não degolou os
inocentes, mandou; Pilatos não crucificou a Jesus Cristo, sentenciou-o.
2. Escândalo
por ações. —
Escandaliza-se por ações todas as vezes que se dá mau exemplo. É o caso dos que
trabalham ao domingo sem necessidade, dos que organizam passeios ou excursões,
que tornam impossível a santificação do domingo e dias festivos, ou que
organizam divertimentos perigosos para a virtude. É o caso dos que usam modas
indecentes, com estas modas calcam aos pés todo o pudor e provocam naqueles que
os vêem toda a espécie de maus pensamentos e maus desejos. É o caso, numa
palavra, de todos aqueles que têm uma vida irregular.
3. Escândalo
por omissão. —
Escandaliza-se, enfim, por omissão quando se desprezam os deveres e se é causa
de que outros os desprezem também, tornam-se culpados deste escândalo todos
os superiores que não dão aos seus subordinados o exemplo de obediência às leis
de Deus e da Igreja. As omissões nos pais são tão repetidas, nos amos, tão
ordinárias, e nos que devem zelar o bem da sociedade, tão notórias!
I— Gravidade do
escândalo
Consideremos a gravidade do
escândalo relativamente a Deus, ao próximo e ao próprio escandaloso.
1— Gravidade do escândalo relativamente a Deus
O escândalo é o pecado que se opõe
mais diretamente à Santíssima Trindade — ao Pai que nos criou, ao Filho que nos
remiu e ao Espírito Santo que nos santifica.
1. Pecado contra o Pai. — Deus criou
a nossa alma à Sua imagem e semelhança e, por isso, estima-a acima de tudo. Vejamos.
Deus permitiu que o demônio tentasse
Jó. E o drama trágico das tentações começa. O primeiro mensageiro vai ter com
Jó e diz-lhe: Agora mesmo os Sabeus roubaram os vossos bois e jumentos,
passaram à espada os criados e só escapei eu para te trazer esta notícia. E,
estando ainda este a falar, veio outro e disse: Agora mesmo caiu fogo do céu,
e, ferindo as ovelhas e os pastores, consumiu-os e escapei eu só para te trazer
a notícia. Ainda este falava, e eis que chegou outro e disse: Os Caldeus
dividiram-se em três esquadrões, lançaram-se sobre os camelos, e levaram-nos,
passaram à espada os criados e só escapei eu para te trazer a notícia. Ainda
este estava falando e eis que entrou outro e disse: Estando teus filhos e
filhas reunidos em casa do irmão mais velho, festejando-lhe os anos,
levantou-se uma tremenda tempestade, a casa desabou e lá ficaram todos
sepultados nas suas ruínas, e só eu escapei para te trazer a nova.
Jó perdeu os bens, os filhos, a
própria saúde, da cabeça aos pés era uma chaga viva. E, no extremo rigor de
seus males, diz: Como foi do agrado do Senhor assim se fez, seja o nome de Deus
bendito!
Convém notar que Deus disse a
Satanás: podeis despojar Jó de todos os bens: riqueza, família, saúde, mas não
lhe focas na alma: Veruntamen animam
illius serva (Jo. I, 13-22)
Deus proibiu que lhe tocasse na
alma, então que rigorosa proibição não faz Deus ao escandaloso! Repete-lhe o
mesmo que a Satanás: Já que assim o exige tua maldade, podes despojar o teu
próximo dos bens de fortuna, dos bens da vida, mas não do tesouro da alma e da
graça.
2. Contra o Filho. — O Filho de Deus
fez-Se homem, derramou todo o Seu Sangue, deu a Sua própria vida para salvar as
almas. E o bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. O escandaloso torna
inútil o Sangue de nosso Senhor, é um lobo no meio das almas e causa o maior
estrago no rebanho de Jesus Cristo, rouba, mata e condena ao inferno.
3. Contra o Espírito Santo. — A obra
do Espírito Santo é santificar as almas por intermédio dos ministros de Deus.
Porém o demônio procura perverter as almas por meio dos seus ministros que são
os escandalosos. O escandaloso anda numa guerra formal contra a Santíssima
Trindade.
2— Gravidade do escândalo relativamente ao
próximo
1. O escândalo é um grande pecado
por causa da injustiça que se faz ao próximo.
O ladrão rouba a sua bolsa, o
caluniador arrebata-lhe a honra e a reputação, o assassino tira-lhe a vida. Mas
que são estes bens em comparação da vida da alma que o pecado arrebata? Que
são estes bens que mais tarde ou mais cedo havemos de deixar em comparação da
vida eterna que perdemos? Por isso, Nosso Senhor nos faz ver bem que não são os
assassinos do corpo que são de temer, mas aqueles que matam a alma e que, de fato,
lançam a alma e o corpo no inferno.
2. O escândalo é um grande pecado
por causa da longa série de iniquidades a que dá origem. — O escandaloso só em
uma ação pode escandalizar mais de mil pessoas e, desta sorte, cometer mais de
mil pecados e condenar outras tantas almas. Morre o escandaloso e ainda ficam
pecando, neste mundo, outros por via dele. Nosso Senhor Jesus Cristo vendo que
tantas almas se haviam de perder por causa do escândalo, exclamou aflitivamente:
Ai do mundo por causa do escândalo! Como se dissera: O mundo perde-se, o mundo
condena-se eternamente por via dos escândalos.
3
— Gravidade do escândalo relativamente ao
escandaloso
1. O
escandaloso torna o homem semelhante ao demônio. — Jesus Cristo vendo que os
Judeus escandalosos empregavam todos os meios para impedir a Sua santa doutrina
e, não obstante, tinham a Deus por Pai, disse-lhes: O vosso Pai é o demônio,
porque quereis fazer aquilo que faz o demônio — e que é perder as almas. E São
Paulo também repreendeu um escandaloso chamando-lhe filho do demônio.
2. O
escândalo torna o homem pior do que o demônio. — Os escandalosos são piores que o demônio porque
arrastam mais almas para o inferno do que o próprio demônio. Ninguém dirá: o demônio
apareceu-me e ensinou-me tal maldade; mas dirá: tal pessoa da família ou
estranha ensinou-me a cometer este pecado.
3. Ninguém dirá: o demônio
arrastou-me para os divertimentos para a casa do baile; mas dirá; foi um meu
amigo, uma minha amiga que me veio convidar e me arrastou até às portas do
inferno.
Com razão diz São João Crisóstomo: o
escandaloso é pior do que o demônio porque o demônio afasta-se com o sinal da
cruz e o escandaloso é difícil de repelir da sociedade; o demônio tenta as
almas e o escandaloso é difícil de repelir da sociedade; o demônio tenta as
almas e o escandaloso violenta-as
II— Punição do
escândalo
1. Condenação
eterna. — Pela
boca de Oseias diz Deus que se haverá com o escandaloso como a leoa quando lhe
roubam os filhos, a qual despedaça tudo com raiva. Deus castigará
rigorosamente o escandaloso.
Nosso Senhor Jesus Cristo diz: Ai
daquele que escandaliza! melhor lhe fora que lhe atassem a mó de um moinho ao
pescoço e que o lançassem, ao mar. Que esperança de vida poderia ter aquele a
quem assim fizessem? Que esperança de salvação poderá ter aquele que
escandaliza? Nenhuma; os seus pecados de escândalo arrastam-no ao abismo da
perdição.
2. Inferno
especial. — O
Profeta David diz que os escandalosos serão lançados em abismos insondáveis. Há
para eles um inferno especial, quer dizer que o escândalo é o pecado mais
punido no inferno, porque morrem os escandalosos e ainda ficam pecando neste
mundo ou outros por via deles, o que vale o mesmo; e desta sorte se lhes estão
aumentando os tormentos mesmo até ao fim do mundo. Que coisa mais terrível!
depois de mortos ainda estarem pecando neste mundo e pecarem até ao fim do
mundo e lá no inferno os tormentos crescendo sempre!
III— Reparação do
escândalo
O escândalo é tanto mais grave
quanto mais contagiosos são os resultados nefandos que produz. Estragos
dificilmente reparáveis quase sempre. A gravidade do escândalo depende com
efeito:
1. da intenção do escandaloso. Quanto mais alto for o conhecimento que
este tiver da malícia do seu pecado, tanto mais pesada a responsabilidade. Logo
o escândalo direto é pior por natureza do que o escândalo indireto, porque é
calculado;
2. da influência que o escandaloso tem sobre os outros; assim a falta
cometida por um superior dá escândalo mais pernicioso que a mesma falta
cometida por um inferior;
3. da idade dos mesmos. Maior culpa é a de quem escandalizar crianças ou
jovens inocentes; — da gravidade das faltas que o escândalo motivar. — Que deve
fazer aquele que deu escândalo? Deve arrepender-se, confessar-se e reparar o
dano causado.
a) Deve confessar-se. — Quando se
faz a confissão é necessário dizer:
1. a quantas pessoas se deu escândalo;
2. em que espécie de pecado se deu escândalo;
3. gravidade do escândalo.
Deve reparar o dano causado. E
obrigatória à reparação do escândalo. É dever de justiça e de caridade. E a
reparação deve revestir a mesma notoriedade do escândalo. Efetivar-se-á pelos
processos mais adequados para aniquilar os resultados nefastos do escândalo.
Substituir os maus conselhos pelos bons, exemplos maus por exemplos bons.