sexta-feira, 26 de abril de 2013

A Igualdade é Contra Deus

Fonte: Borboletas ao Luar
Por Hector El Cruzado
Traduzido por Andrea Patrícia


A diversidade de criaturas e seu escalonamento hierárquico são um bem em si mesmo.
É cada vez mais comum ouvir falar de "educação igualitária", "relações sociais igualitárias", igualdade de salários, etc. Assim, a desigualdade está sendo apresentada como hostil, injusta, cruel, anticristã.
Na verdade, não se trata tanto sobre se deveria haver patrões e funcionários; não se trata de saber se deve haver quem manda e quem obedece. A questão é algo mais profundo: No universo, a igualdade é um bem ou um mal? Fugir dessa questão é escapulir do fundo do problema.
Claro que isso não significa que a desigualdade é sempre e necessariamente um bem.
Quais são então os limites da igualdade e da desigualdade justas?

Todos os homens são criados iguais, e diferem apenas em seus acidentes. Seus direitos que vêm do simples fato de serem homens são iguais para todos: o direito à vida, à honra, a condições adequadas de vida, ao trabalho e, portanto, à propriedade, à constituição da família, e todo o conhecimento e prática da verdadeira religião. E as desigualdades que violam esses direitos são contrárias à ordem da Providência. No entanto, dentro desses limites, as desigualdades de acidentes como virtude, talento, beleza, força, família, tradição, etc., são justas e de acordo com a ordem do universo.
Santo Tomás ensina que a diversidade das criaturas e seu escalonamento hierárquico são um bem em si mesmo, pois assim resplandecem melhor na criação as perfeições do Criador. Ele diz que entre os anjos como entre os homens, no Jardim do Éden, e nesta terra de exílio, a Providência instituiu a desigualdade. Então, um universo de criaturas igual seria um mundo que teria eliminado, na máxima extensão possível, a semelhança entre criaturas e Criador. Odiar, em princípio, toda e qualquer desigualdade é, portanto, colocar-se metafisicamente contra os melhores elementos de semelhança entre o Criador e a criação, é odiar Deus.
Original aqui.