segunda-feira, 8 de julho de 2013

Catecismo do Padre Spirago - Parte 9

Nota do blogue: Acompanhe essa transcrição AQUI.



O sinal da santa cruz

Como se faz o sinal da santa cruz?

Faz-se o sinal da santa cruz de dois modos: persignando-se e benzendo-se.

Persignar-se é fazer três cruzes com o dedo polegar da mão direita aberta:a primeira na testa, a segunda na boca, a terceira no peito, acompanhando-as das palavras: Pelo sinal + da santa cruz – livre-nos Deus + Nosso – dos nossos + inimigos.

Benzer-se é fazer uma cruz com a mão direita aberta, da testa ao peito, e do ombro esquerdo ao direito, dizendo: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.

Na cruz morreram Jesus Cristo e seu primeiro vigário na terra: São Pedro. Lembra ela, portanto, a união de todos os remidos com o chefe da Igreja romana.

Que atestamos nós com o sinal da santa cruz?

Atestamos com o sinal da santa cruz a nossa crença no Salvador crucificado e no Deus Trino.

O sinal da santa cruz faz-nos recordar a nossa salvação pela morte de Cristo na cruz. A tríplice renovação da mesma cruzinha e as palavras concomitantes expressam a idéia da Santíssima Trindade. Constitui, portanto, o sinal da santa cruz uma síntese de nossa religião cristã.

Por que se fazem as cruzes na testa, boca e peito?

Fazem-se as cruzes na testa, boca e peito ilustrando o seguinte pedido: Ó Deus, abençoai os meus pensamentos, palavras e obras!

A testa, donde procedem todos os pensamentos, representa a origem de todos os seres: Deus Pai; a boca, donde saem as palavras, representa o Verbo divino, o Filho de Deus; o peito, com o coração, sede das resoluções do amor, representa o Espírito do Amor, o Divino Espírito Santo.

Que alcançamos com o sinal da santa cruz?

Com o sinal da santa cruz alcançamos a benção de Deus.

Benção de Deus significa: Deus nos protege do mal e concede-nos bens temporais, como saúde, reputação, haveres, felicidade. Na guerra, os que trazem braçal com a cruz vermelha, não são alvejados. Assim também o homem que se persigna com a cruz do Redentor é livrado por Deus de muitos males. Aplicando-se o sinal da cruz as palavras que ocorrem na vida de Constantino Magno (312): In hoc signo vinces – Neste sinal vencerás!. Desde o Antigo Testamento o sinal da cruz era de benção, como atestam a serpente de bronze colocada sobre a cruz, e a oração de Moisés feita de braços em cruz.

Quando se deve fazer o sinal da cruz?

Deve-se fazer o sinal da cruz ao acordar e ao deitar, antes e depois de atos importantes.

Desperta cedo e benze-te logo! Os primeiros cristãos costumavam benzer-se antes da oração, ao subir de casa, em perigos e nas tentações. É tolo quem se envergonha de benzer-se.