quarta-feira, 24 de julho de 2013

Catecismo do Padre Spirago - Parte 20

Nota do blogue: Acompanhe essa transcrição AQUI.

Os dons sobrenaturais
Deus e suas criaturas (10)

Que prerrogativas espirituais possuíam os primeiros homens?

Os primeiros homens possuíam as seguintes prerrogativas espirituais: uma inteligência muito esclarecida, uma vontade incólume e a graça santificante.

Possuindo a graça santificante, eram agradáveis a Deus, seus filhos e herdeiros do céu. Por esta razão, aproximavam-se muito mais dos anjos no que diz respeito à perfeição. Os pagãos designavam o estado dos primeiros homens pelo nome de Idade de Ouro.

Que prerrogativas corporais possuíam os primeiros homens?

Os primeiros homens possuíam as seguintes prerrogativas corporais: isenção de morte e doenças, morada no paraíso e domínio sobre as criaturas inferiores.

O trabalho não lhe era penoso, mas agradável. Nada deste mundo podia prejudicar a vida corporal, nem água, nem fogo, nem animais.

Por que se chamam “dons sobrenaturais” essas prerrogativas dos primeiros homens?

Estas prerrogativas dos primeiros homens chamam-se “dons sobrenaturais” porque constituem um acréscimo à natureza humana.

Um soberano aceita em sua casa um órfão e dá-lhe não só alimento, roupa e morada, mas leva a sua generosidade ao ponto de adotá-lo como filho e dá-lhe o direito de sucessão ao trono. Com isto, eleva o menino muito acima da sua posição. Do mesmo modo, Deus agraciou os nossos primeiros pais com dons especiais que erguem o homem acima de sua natureza a uma posição muito elevada.