segunda-feira, 8 de julho de 2013

Catecismo do Padre Spirago - Parte 10

Nota do blogue: Acompanhe essa transcrição AQUI.



Símbolo dos Apóstolos

Onde se encontra, brevemente resumido, tudo quanto um cristão católico deve saber e crer?

Tudo quanto um cristão católico deve saber e crer encontra-se, brevemente resumido, no símbolo dos apóstolos. Assim como a criancinha possui todos os membros humanos, o símbolo dos apóstolos encerra todos os dogmas com a mais concisa brevidade. Por isto ensina-se a “Dogmática” seguindo-se do símbolo dos apóstolos. Como é que ele reza?

Por que chamamos também “Credo” ao símbolo dos Apóstolos?

Chamamos “Credo” ao símbolo dos Apóstolos, porque com ele os batizandos deviam professar a fé antes de se batizarem.

Credo é a primeira palavra do Creio em Deus Pai em latim, e quer dizer: Creio. Toda a pregação dos Apóstolos foi condensada no credo. Um pagão, antes de ser batizado, se for um adulto, deve rezar ele mesmo o Credo; se for criancinha, reza o padrinho por ele. Igualmente, na santa Missa antiga, antes de começar o sacrifício dos fiéis, despediam-se os catecumenos, e mandavam-se os fiéis rezar o credo. Por isto reza-se ainda hoje o Credo antes do Ofertório. O Credo era a senha dos cristãos; por ela se conheciam uns aos outros, assim como os soldados, em tempo de guerra, conhecem os amigos pela senha.

Por que chamamos de apostólico esse símbolo?

Chamamos de apostólico porque nos vem dos Apóstolos.

Os pensamentos fundamentais do símbolo apostólico já se encontram no sermão de S. Pedro no dia de Pentecostes.

Como se divide geralmente o símbolo dos Apóstolos?

Divide-se o símbolo dos Apóstolos geralmente em três partes principais, e além disso em 12 artigos.

Assim como os dedos da mão são articulados em falanges, assim também as três partes principais do símbolo tem as suas subdivisões. Estes artigos lembram as 12 pedras preciosas embutidas no quadro que o Sumo Pontífice da lei mosaica trazia sobre o peito. Também nós devemos tomar bem a peito estes artigos, i. e.: devemos sabê-los e crê-los.

De que tratam as três partes principais?

As três partes principais tratam de Deus Pai e da criação, de Deus filho e da redenção, de Deus Espírito Santo e da santificação.

Por que se divide o símbolo dos Apóstolos em 12 artigos?

Divide-se o símbolo dos Apóstolos em 12 artigos para significar que ele encerra as mesmas verdades que os 12 santos Apóstolos pregaram.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...