Monsenhor Francisco Pascucci, 1935, Doutrina Cristã,
tradução por Padre Armando Guerrazzi, 2.ª Edição, biblioteca Anchieta.
45. - Jesus Cristo fundou uma só Igreja.
A Pedro afirmou: "Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja", e
falou também de um só redil com um só pastor. Há, porém, várias igrejas que se
dizem cristãs, isto é, dizem seguir a Jesus Cristo e a Sua doutrina. Qual será
a verdadeira?
Notas
ou caracteres distintivos
46. - Como um soberano faz cunhar sua
moeda e lhe estabelece as condições (dimensões, metal, forma, etc.), para que
possa distinguir-se das falsas a moeda verdadeira, assim Jesus Cristo
determinou as notas ou caracteres distintivos, por onde possamos reconhecer a
verdadeira Igreja; e são a unidade, a
santidade, a catolicidade, a apostolicidade.
Jesus Cristo quis na Sua Igreja unidade tão íntima e perfeita, a ponto
de espelhar a que existe entre Ele e Seu Pai celeste: unidade de governo com um
único fundamento, - Pedro; unidade de doutrina, porque todos devem crer e
praticar tudo quanto Ele ensinara e prescrevera, unidade de meios de santificação,
que Ele instituíra.
Quis, em segundo lugar, a santidade. Veio ao mundo para destruir o
pecado e dar de novo ao homem a graça perdida: a Igreja deve continuar essa
obra até a consumação dos séculos. Importa-lhe ensinar a doutrina que Ele
ensinara e que leva à santidade; precisa fornecer os meios, que produzem a
santidade e incumbe-lhe demonstrar, com o exemplo de seus filhos, como possa
produzir a santidade.
A Igreja deve ser católica, isto é, universal, adaptada a todos os lugares e há todos
os tempos. Jesus Cristo deu aos apóstolos a ordem de lhe prestarem testemunho
até os extremos da terra; e prometeu estar com eles até a consumação dos séculos.
Por último, Jesus Cristo quis a Sua
Igreja Apostólica, o que se demonstra
de quanto já dissemos, pois ordenara aos Apóstolos lhe propagassem os ensinamentos
pelo mundo inteiro. Por conseguinte, a doutrina ensinada hoje pela Igreja deve
ser uniforme com a dos Apóstolos; e o governo dos Apóstolos se verificará na
continuidade dos seus legítimos sucessores, e especialmente no sucessor de São
Pedro, a quem disse: - "Apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas
ovelhas". (Jo., XXI).
As
4 notas não se encontram na igreja protestante nem na cismática
47. - Ora, três são as Igrejas que se
dizem cristãs: - a Protestante, a Cismática, a Romana. Qual das três possui as
notas exigidas por Jesus Cristo?
Por igreja protestante entendemos as seitas heréticas, nascidas no século XVI.
Três as principais, que depois se subdividiram em muitas outras: - os
luteranos, de Lutero, na Alemanha; os calvinistas, de Calvino, na Suíça: os
anglicanos, de Henrique VIII, na Inglaterra.
Falta a essa igreja a unidade: a de doutrina, porque, pelo princípio de livre exame, cada qual dos fiéis
pode interpretar a Bíblia a seu modo e deduzir os princípios que ele quiser;
falta-lhe a de meios, pois, em
virtude do mesmo princípio cada um admite o número de sacramentos que quiser e
lhes dá a virtude que acreditar: falta-lhe a de governo, porque não tem um poder central jurídico religioso.
Falta-lhe a santidade de doutrina ou
de meios, porque vários princípios do
protestantismo são logicamente contrários à santidade: falta-lhe a santidade de pessoas, pois de fato não gerou falanges de santos de virtudes heróicas,
seladas por milagres.
Falta-lhe a catolicidade, quer de direito,
porque os seus fundadores não receberam missão alguma de Deus; quer de fato, porque as igrejas protestantes são
geralmente nacionais e regionais.
Falta-lhe ainda a apostolicidade, quer de doutrina,
porquanto os ensinamentos do protestantismo andam em contradição com a doutrina
pregada pelos Apóstolos, confirmada pelos documentos e monumentos dos primeiros
séculos; quer a de governo, porque
não há nele uma autoridade suprema: cada qual é ali mestre, autoridade e
sacerdote a um tempo.
Por igreja "cismática" entendemos
a igreja oriental (Grega, Russa, Búlgara, etc.), separada da Igreja Romana por Fócio,
patriarca de Constantinopla, século IX. E completa a separação, no século XI,
por Miguel Cerulário. Não confundi-la com as igrejas católicas orientais
(Grega, Armênia, Síria, Maronita, etc.), que professam a fé católica romana,
obedecem ao Papa, mas têm próprios os ritos externos do Culto.
À igreja cismática falta-lhe a unidade de doutrina, porque não possui a autoridade de magistério, que possa
pronunciar decisões infalíveis em matéria de fé; falta-lhe, também, a unidade de governo, por se tratar, antes, de igrejas nacionais com chefes
diversos.
Falta à igreja cismática a santidade. Ela conservou, sem dúvida, os
sacramentos, que são meios de santificação; mas longe está de produzir as virtudes
heróicas, que podemos com tanta frequência admirar na Igreja católica.
Falta-lhe a catolicidade. A igreja cismática parece não cuidar muito das
palavras de Jesus Cristo: "Ide e ensinai a todos os povos", porque
permanece confinada num ângulo da Europa, onde sua sorte parece ligada à dos
reinantes.
Apostolicidade
de origem, a igreja cismática tem-na certamente: possui verdadeiros bispos e
verdadeiros sacerdotes; mas é um ramo destacado da árvore, e nela está interrompida
a transmissão da autoridade apostólica.
As notas, pois, da verdadeira Igreja não
se encontram na Igreja protestante nem na igreja cismática, mas se encontram
perfeitamente na Igreja Romana, que por isso é a verdadeira Igreja de Jesus Cristo.
Encontram-se
na Igreja Romana
48. - A Igreja Romana é una em doutrina, porque todos os seus membros
tiveram, têm e terão sempre uma única fé; é una em meios, porque todos admitem
os mesmos sacramentos e praticam 'O mesmo culto; é una em governo, porque
todos reconhecem o mesmo cabeça, o Papa.
A Igreja Romana é santa na doutrina, pois é a própria doutrina de Jesus Cristo:
ensina toda virtude, condena todo vício e conduz à santidade; é santa nos meios, isto é, nos
sacramentos, que efetivamente santificam as almas, e santa no culto, pelo qual condena toda prática supersticiosa; é santa na vida, isto é, em todos os tempos,
lugares e condições sociais produziu exemplares de santidade. Nem obsta a isso
que na Igreja possa haver indivíduos não santos porque todos são chamados à
santidade e a todos a Igreja oferece os meios de santificação. A culpa é dos
indivíduos que se desviam dos meios apresentados pela Igreja, e não da
instituição que tais meios santificadores oferece e realmente possuem eficácia incontestável.
A Igreja Romana é católica, isto é, universal, de direito,
enquanto conserva como dirigidas a si, e as aplica, as palavras de Jesus Cristo:
"Ide e ensinai a todos os povos"; - católica de fato, porque, não obstante as perseguições e contradições,
pode-se hoje dizer esparsa pelo mundo inteiro.
A Igreja Romana é apostólica de origem, porque
remonta aos Apóstolos; de doutrina, porque ensina até hoje o mesmo Credo ou Símbolo
Apostólico; de governo, porque o que
ora governa a Igreja são os legítimos sucessores dos Apóstolos.
Igreja
docente e discente
49. - A Igreja é uma sociedade desigual ou hierárquica, onde há quem governa e quem deva obedecer.
Temos, assim, a igreja docente e a igreja discente.
A Igreja docente (que ensina) é constituída
do Papa e dos Bispos, unidos a ele, isto é, em comunhão com ele, e não
separados. O Papa é o sucessor de São Pedro e, portanto, o chefe de toda a
Igreja; os Bispos, postos pelo Espírito Santo a regerem uma diocese, isto é,
uma porção do rebanho de Jesus Cristo, são os sucessores dos Apóstolos. Ao Papa
e aos Bispos compete o poder de ensinar, dado por Jesus Cristo a São Pedro e
aos Apóstolos.
A Igreja discente é constituída dos
outros fiéis e dos sacerdotes, que ensinam a mandado dos Bispos.
O
Papa. O Primado. O Bispo de Roma
50. - O Papa é o sucessor de São Pedro
na sede de Roma e no primado, a saber, no apostolado e episcopado universal;
portanto, o cabeça visível, o vigário de Jesus Cristo, - cabeça invisível de
toda a Igreja, que por isso se diz Católica-Romana.
Intitula-se o sucessor de São Pedro, porque este, como devia morrer, deixou em
quem lhe seguiu a sua autoridade; proclama-se Vigário e não sucessor de Jesus Cristo, porque Jesus Cristo vive e
é até hoje cabeça da Igreja, representado pelo Papa.
Jesus Cristo prometeu a São Pedro a autoridade
de chefe da Igreja, quando em Cesaréa de Filipe, depois de Pedro haver
confessado a divindade de Jesus, lhe disse: - "Bem aventurado és, Simão,
filho de João, porque não foi a carne e o sangue que te revelou, e sim meu Pai,
que esta nos céus. Também eu te digo que és Pedro, e sobre esta pedra
edificarei a minha Igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
E eu te darei as chaves do reino dos céus. E tudo o que ligares sobre a terra
será ligado também nos céus; e tudo o que desatares sobre a terra será também desatado
nos céus.” (Mat., XVI, 17-19.)
Essa promessa foi mantida por Jesus após
a Sua ressurreição, quando na praia do lago de Tiberíades, perguntando três
vezes a São Pedro se O amava, à afirmativa lhe respondeu: - "Apascenta os
meus cordeiros - apascenta os meus cordeiros - apascenta as minhas
ovelhas." (Jo., XXI, 17-19.)
Nessas palavras, a Igreja viu sempre
indicado o primado ou a autoridade
suprema dada por Jesus a São Pedro sobre os
cordeiros, que são os fiéis, e sobre as ovelhas, que são os pastores.
Primado não de simples honra, senão de jurisdição verdadeira e própria, exercida
por São Pedro e reconhecida pelos outros, como se deduz dos Atos dos Apóstolos.
Esse primado consiste na autoridade doutrinal e de governo, e, por isso, em ensinar
e definir tudo quanto Jesus Cristo
ensinou, em condenar os erros contrários ao ensino de Jesus Cristo, em governar
a Igreja, fazendo leis para o bem dos fiéis, curando da observância e punindo
os transgressores.
Esse primado devia perpetuar-se, porque
a Igreja, de que Pedro é cabeça, deve durar até à consumação dos séculos. Em
quem se perpetua? Naquele que suceder a São Pedro. Ora, São Pedro, como no-lo
confirmam a tradição e os monumentos dos primeiros séculos, veio a Roma, foi
Bispo de Roma e morreu em Roma; portanto, quem suceder a São Pedro, como Bispo
de Roma, lhe sucede também no primado e episcopado universal, como cabeça de toda
a Igreja. O Primado do Bispo de Roma, como nos atesta a História, foi
reconhecido desde o princípio pela Igreja toda: assim, estando vivo ainda o
Apostolo São João, como nascera uma questão na Igreja de Coríntios, recorreram
ao Papa São Clemente e não a São João Apóstolo.
O Bispo de Roma chama-se papa (do Grego), isto é, Pai; Sumo Pontífice, para indicar a altura da
dignidade; Santidade ou Santo Padre, a título de reverência,
como Vigário de Jesus Cristo.
Infalibilidade
da Igreja
51. - Uma das propriedades da Igreja é a
Infabilidade ou imunidade do erro, necessária
porque os fiéis devem estar seguros do que se deve crer e praticar para
conseguirem o fim necessário da vida eterna. A existência dessa propriedade na
Igreja colige-se claramente das palavras de Jesus Cristo. "Eu estou
convoco todos os dias até à consumação dos séculos". (Mat., XXVIII, 20). -
"Mandará o Pai, em meu nome, ao Espírito consolador, que vos ensinará toda
verdade". - "As portas do inferno não prevalecerão".
A imunidade do erro reside em primeiro lugar
em toda a Igreja, isto é, em todos
aqueles que livremente aderem à doutrina revelada pelo modo estabelecido por
Jesus Cristo, porquanto não pode acontecer que a Igreja toda professe uma
doutrina errada.
Se, depois, considerarmos a Igreja como
depositária da doutrina revelada, a infabilidade deve residir naqueles que têm
o poder de ensinar, isto é, na Igreja
docente. O modo, solene e augusto para a manifestação externa dessa
infalibilidade é o Concílio Geral: quando se reúnem todos os Bispos do mundo,
por convocação e sob a presidência do Sumo Pontífice. Porque o Concílio, quer o
ecumênico ou geral, é necessário que seja convocado pelo Papa, que o presida
por si ou por meio dos seus delegados e que os atos sejam aprovados e
ratificados pelo Papa, a quem, somente, foi dito: - "Apascenta os meus
cordeiros". Um exemplo de Concílio, temo-lo desde os tempos apostólicos,
quando os Apóstolos, sob a presidência de São Pedro, se reuniram em Jerusalém
para dirimir algumas controvérsias, e comunicaram, depois, a sua decisão aos
fiéis com estas palavras: - "Visum
est Spiritui Sancto et nobis". - "Pareceu bem ao Espírito Santo e
a nós". (Atos XV, 28.)
Os Concílios ecumênicos foram 19, desde
o primeiro de Nicéia, em 325, ao do Vaticano, suspenso em 1870.
Outro modo de manifestação externa da
infalibilidade da Igreja docente é o acordo de todos os Bispos, espalhados pelo
mundo e unidos ao Papa, em um determinado ponto de doutrina.
Infalibilidade
do Papa
52. - O Papa, por si só, é infalível. Isto
resulta:
a) da
Sagrada Escritura: Jesus Cristo disse a São Pedro: "Sobre esta pedra edificarei
a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela". Pedro,
pois, fundamento da Igreja, não pode ruir, isto é, não pode errar, senão toda a
Igreja também cairia em erro e prevaleceriam contra ela as portas do inferno.
Jesus ainda intimou a Pedro: "Apascenta os meus cordeiros; apascenta as
minhas ovelhas"; mas, se Pedro pudesse errar, devendo nós obedecer-lhe, poderíamos
abraçar o erro, - o que repugna à sabedoria de Cristo. Finalmente, Jesus Cristo
disse a Pedro: "Roguei por ti, para que a tua fé não faleça; e tu, uma vez
convertido, confirma os teus irmãos". (Luc., XXII, 32); ora, como poderia
São Pedro confirmar os irmãos, se pudesse errar e tivesse também ele
necessidade de ser confirmado na fé?
b) da
Tradição: Em todos os tempos, a palavra do Papa foi tida por decisiva. Santo
Ambrósio exclamara: "Onde Pedro está, aí está a Igreja", e Santo Agostinho:
"Roma falou, acabou-se a causa".
A infalibilidade do Papa é verdade de
fé, definida no Concílio vaticano, em 1870.
Objeto da infalibilidade são: 1.º - as
verdades de fé, isto é, o deposito da fé, contido na Sagrada Escritura e na
Tradição; 2.º - as verdades que, sem serem de fé, são, porém, indispensáveis à conservação
integral do depósito da fé, como por exemplo a canonização dos santos; 3.º - os
costumes, isto é, a moral cristã.
O Papa é infalível, quando fala ex-catedra, a saber, quando como pastor
e mestre de toda a Igreja define, isto é, decide de modo definitivo, de modo
que se não possa mais duvidar a respeito de uma questão de fé ou de costume,
entendendo ele obrigar a Igreja inteira e declarando anátema, ou separando dela
a quem quer que se recuse admitir-lhe a definição proclamada.
Fundamento da infalibilidade é a assistência
do Espírito Santo, assistência que não é inspiração ou revelação, e, por isso,
não dispensa o estudo nem o emprego de meios humanos para conhecer-se a
verdade.
Infalibilidade
não é impecabilidade, pois, na
qualidade de mestre universal, o Papa não pode cair em erro, mas, como homem,
pode cair em pecado.
Corpo
e alma da Igreja
53. - A Igreja é o corpo místico de
Jesus Cristo, porém um corpo vivo. Cumpre distinguir na Igreja dois elementos -
o corpo e a alma.
Corpo
da Igreja é a organização social, visível, de que o Papa é o
cabeça ostensivo, organização a que pertencem, como membros, todos os batizados
que não estejam voluntariamente separados da Igreja nem incursos em excomunhão.
Almas
da Igreja é aquilo que a vivifica e lhe faz produzir obras
sobrenaturais, dignas da vida eterna, como a graça santificante e os dons do
Espírito Santo.
Ora: a) pertencem ao corpo e à alma da Igreja os batizados que professam a
fé do Cristo sob a obediência e o magistério dos legítimos Pastores e se
encontram em estado de graça; b) pertencem
somente ao corpo da Igreja os batizados que embora professem a fé do Cristo
sob a obediência e o magistério dos legítimos Pastores, estão em pecado mortal,
sem a graça santificante; c) não pertencem
a alma nem ao corpo da Igreja os que voluntária e culpavelmente estão fora
da Igreja, como os excomungados apóstatas; d) podem pertencer só à alma da Igreja os que, estando inculpavelmente
e de boa fé fora da Igreja, se encontram em estado de graça.
Fora
da Igreja não há salvação
Como, pois, entender-se o axioma tantas
vezes repetido: "Fora da Igreja não há salvação"?
Deve-se entender no sentido de que não há
salvação para os que andam no erro voluntário e culpável; para os que, sabendo
que a Igreja católica é a verdadeira, se recusam a entrar para ela, aceitar-lhe
os dogmas e praticar-lhe as leis. Aqueles, ao revez, que estão no erro invencível,
mas observam a sua religião de boa fé e se esforçam por agradar a Deus, segundo
os lumes da própria consciência, podem pertencer à alma da Igreja e salvar-se, ou porque são efetivamente batizados ou
porque têm implícito o desejo do batismo no ato de caridade que os torna
dispostos a fazer o que quer que Deus reclamar deles.
Na prática, é muito difícil dizer quem,
não pertencendo ao corpo, pertença destarte à alma da Igreja. Só o Senhor sabe
e conhece os que se salvam.
O que podemos concluir é: a) que ninguém
vai para o Inferno sem culpa própria; b) que Deus quer a todos salvos e a todos
liberaliza a graça suficiente; c) que Deus será muito mais indulgente com quem
recebeu menores meios de salvação; d) que o que pertence à Igreja católica deve
mostrar ao Senhor peculiar gratidão por esta graça e cumprir os deveres de bom
filho para com a Igreja mãe e para com o Papa, pai de sua alma. Esses deveres compendiam-se
em três palavras: - amor, respeito, obediência.
A
comunhão dos Santos
54. - A Comunhão dos Santos é a participação dos Santos, a saber - dos
fiéis na graça de Deus, ao bem que há e que se faz na Igreja.
A Igreja, que pudera quase dizer-se uma
sociedade de mútuo socorro espiritual, possui um tesouro, constituído pelos méritos
infinitos de Jesus Cristo e pelos superabundantes méritos de Maria Santíssima e
dos Santos. Desse tesouro ela dispõe em favor dos fiéis por meio dos
Sacramentos, do Sacrifício, das indulgências, etc. A este bem que há permanente
na Igreja, acrescenta-se o bem que se faz, isto é, as boas obras, as orações,
as penitências etc., praticadas pelos fiéis. De todo esse bem que há e que se
faz participam os Santos, quer dizer os fiéis que estão na graça de Deus.
O vínculo da caridade une todos os fiéis
na graça de Deus - os que estão no céu (Igreja triunfante, no purgatório
(Igreja padecente) e na terra (Igreja militante). Os fiéis da Igreja militante:
a) invocam os Santos do céu, como a intercessores junto a Deus, para deles
obter os auxílios de que necessitam; b) consideram como um dever de caridade
recordar-se dos fiéis da Igreja padecente e mitigar-lhes as penas com sufrágios,
isto é, com boas obras, esmolas, indulgências e especialmente com o Santo
Sacrifício da Missa; c) estão unidos entre si pelo espírito de caridade e podem
ajudar-se mutuamente com as orações, méritos e boas obras.
Os pecadores, que se não acham em estado
de graça, não levam contribuição alguma ao tesouro da Igreja, porque as suas
obras são sem mérito. Não são, porém, totalmente privadas das vantagens da
comunhão dos santos, porque, pelas orações e pelas boas obras dos outros, podem
obter a conversão.
Estão fora da comunhão dos Santos: 1) os
condenados, ou melhor, os que estão
no inferno; 2) os infiéis, isto é, os
não batizados, que de modo nenhum crêem no Salvador prometido, como os idólatras
e os maometanos; 3) os hebreus, que professam
a Lei de Moisés e esperam até hoje pela vinda do Messias; 4) os hereges, a saber - os batizados que se
obstinam a não crer uma ou outra verdade revelada por Deus e ensinada pela
Igreja, como os protestantes; 5) os cismáticos,
isto é, os batizados, que recusam obstinadamente submeter-se aos legítimos
pastores, embora não neguem verdade alguma de fé; 6) os apóstatas, batizados que renegam com ato externo a fé católica já
professada; 7) os excomungados, isto
é, com a pena que aos batizados exclui da comunhão da Igreja por culpas
gravíssimas, para que não pervertam os demais fiéis e sejam punidos e
corrigidos com esse remédio extremo.