Monsenhor Francisco Pascucci, 1935, Doutrina Cristã,
tradução por Padre Armando Guerrazzi, 2.ª Edição, biblioteca Anchieta.
Art. XII. - A VIDA ETERNA. AMÉM.
A vida eterna
63. - Depois do juízo universal, vem a
eternidade feliz ou infeliz; aquela é a vida, esta é mais morte que vida. A
primeira transcorrerá no Céu; a segunda no Inferno.
Céu
64. - O Céu é o gozo eterno de Deus,
nossa felicidade, e nele o gozo de todos os bens, sem mal algum. No Céu,
veremos a Deus, possuírem a Deus, gozaremos a Deus e, com Ele e n’Ele, faremos
todo bem. O Céu é o prêmio, coroa e mercê que Deus concede a quem O ama e serve
fielmente, assim como a quem, tendo embora pecado, se arrependeu do mal cometido,
morreu em estado de graça e nesta ou na outra vida deu adequada satisfação a
Deus.
Inferno
65. - O Inferno é o padecimento eterno
da privação de Deus felicidade nossa; lugar do fogo, de todo o mal sem nenhum
bem. Dúplice pena há no inferno: - pena
de dano, isto é, privação da vista de Deus; pena dos sentidos, isto é, o tormento do fogo e de todo mal, sem espécie
alguma de bem. É de fé a existência do fogo no inferno: - o mau rico pede o refrigério
de um pouco de água, porque arde em chama: Jesus Cristo dirá aos condenados no
Juízo universal: - "Ide, malditos, para o fogo eterno" (Mat., XXV). O
inferno é o castigo que Deus dá aos que correm em culpa grave, ainda que seja
num só pecado mortal.
O Limbo
66. - Além do céu e do inferno, podemos
considerar, na vida futura, um terceiro lugar - o Limbo, lugar para onde vão as
crianças mortas sem batismo. Ficam privadas da vista de Deus, por estarem
mortas pelo pecado original; não sofrerão, porém, a pena dos sentidos. Fruirão,
antes, uma felicidade simplesmente natural, que consiste em gozos sensíveis,
morais, intelectuais, bons, retos e santos; no gozo do conhecimento e amor de
Deus, conhecido apenas com o lume da razão, através de suas obras, e amado como
ser infinito, bom, santo, etc.
Purgatório
67. - Entre os novíssimos, não vem
enumerado o Purgatório, porque não dá à alma um estado decisivo, mas
passageiro; existirá só até o fim do mundo.
O Purgatório é o padecimento temporário
da privação de Deus e de outras penas que tiram à alma todo resquício de pecado,
para torná-la digna de ver a Deus.
A existência do Purgatório é de fé; temos
a definição da Igreja, no Concílio de Trento, definição fundada na Sagrada Escritura
e na Tradição autêntica. A Escritura em Marcos XII, 43-46, diz que Judas
Macabro, depois de uma batalha, fez uma coleta entre os soldados e a mandou a
Jerusalém, para que fosse oferecido um sacrifício pelos pecados dos mortos em
combate, porque "é santo e salutar pensamento orar pelos mortos, para que
sejam livres dos seus pecados".
Ora, isso não pode verificar-se nem no
céu, onde não se entra com pecados, nem no inferno, onde não há redenção; logo,
era viva, em Judas Macabeu e nos seus, a crença no Purgatório.
Todos os Santos Padres professaram a fé
no Purgatório: - a prática universal dos sufrágios para os defuntos, as inscrições
sepulcrais das catacumbas, as disposições da sagrada liturgia para as exéquias
nos atestam a Tradição da Igreja acerca da existência do Purgatório. Até as
seitas heréticas, que professam esta verdade, nos atestam que ela existia já na
Igreja, antes que elas se separassem desta. A própria razão admite a existência
do Purgatório: - nada, senão o que é puro, entra no Céu; para o inferno vão só
as almas dos mortos em pecado mortal; logo, deve existir um lugar de
purificação para as almas dignas do Céu, não condenadas ao inferno.
No Purgatório há a pena de dano, isto é,
a temporária privação da vista de Deus, e a pena do sentido, consistindo em várias
penas que tiram à alma qualquer resquício de pecado.
Para o Purgatório seguem as almas que
morrem em pecado venial ou que têm qualquer débito de pena temporal a descontar,
pelos pecados cometidos e confessados.
Amém
68. - A palavra Amém significa em verdade, assim é, assim seja: com ela confirmamos
ser verdade tudo quanto professamos no Credo e a nós almejamos a remissão dos
pecados, a ressurreição da carne e a vida eterna.