Nota do blogue: Acompanhe essa transcrição AQUI.
A Igreja (3)
A hierarquia na Igreja
O que são os cardeais?
Os cardeais são conselheiros do Papa que possuem o direito de eleger o Papa.
Há cerca de 70 cardeais, pertencentes a diversas nações. Usam eles um traje de púrpura e têm o título de “Eminência”.
Os bispos são os sucessores dos Apóstolos.
O bispo governa uma parte da Igreja; esta parte chama-se diocese ou bispado. Em concílio, eles participam do governo da Igreja universal. Os bispos não são meros auxiliares do Papa, mas sim verdadeiros pastores; usam, por isso, o báculo pastoral. A sede do seu ministério chama-se “ordinário” ou “cúria”, os seus conselheiros, cônegos. Costuma-se dar aos bispos o título de “Excelência”. O traje roxo do bispo lembra a penitência.
Que são os sacerdotes?
Os sacerdotes são auxiliares dos bispos.
Os sacerdotes participam de uma parcela do poder episcopal, e só podem exercer o seu ministério quando jurisdicionados pelo bispo. Os sacerdotes encarregados pelo bispo da cura de uma determinada porção de fiéis chamam-se párocos. Em geral costumam ter os seus vigários coadjutores. A batina negra do sacerdote lembra a morte.
Que são os diáconos?
Os diáconos são sucessores dos sete esmoleres nomeados pelos Santos Apóstolos.
O ministério dos diáconos não vêm de Cristo, mas sim dos Apóstolos. Os diáconos tinham uma ordenação, por isso, alguns ofícios espirituais; batizaram, pregavam e distribuíam a sagrada comunhão. Eram os auxiliares dos sacerdotes.
Que é cristão católico?
Cristão católico é o homem batizado que se professa exteriormente membro da Igreja: verdadeiro católico, porém, só é aquele que vive de acordo com a vontade de Cristo.
O batismo é a porta para a Igreja. A S. Escritura considera membros da Igreja os 3000 que se batizaram no dia de Pentecostes. Não passa de católico nominal aquele que não conhece ou não pratica a doutrina de Cristo.