terça-feira, 6 de agosto de 2013

Catecismo do Padre Spirago - Parte 24

Nota do blogue: Acompanhe essa transcrição AQUI.

O Redentor (3)
A pessoa de Jesus Cristo


Quem é Jesus Cristo?

Jesus Cristo é: 1) o Filho de Deus feito homem, 2) o próprio Deus, 3) nosso Redentor e 4) nosso Senhor.

- O Filho de Deus feito homem.

Quando o Filho de Deus se fez homem?

O Filho de Deus se fez homem na anunciação do nascimento de Cristo.

Maria Santíssima deu o seu consentimento com as palavras: Faça-se em mim segundo a vossa palavra”. Daí a festa da Anunciação, em 25 de março.

Que quer dizer: o Filho de Deus se fez homem?

Quer dizer que o Filho de Deus, pela virtude do Espírito Santo, tomou corpo humano e alma humana.

A Encarnação é obra da onipotência divina, semelhante à criação de Eva do corpo de Adão. Assim como no homem o corpo e a alma estão unidos, do mesmo modo em Cristo a divindade e humanidade estão unidas. A Encarnação é obra do amor divino; as obras do amor divino atribuímo0las ao Divino Espírito Santo. – Para nós a Encarnação é um mistério, porque não podemos, com a nossa razão, compreender esta verdade.

Porque Deus devia fazer-se homem?

Deus devia se fazer homem para prestar cabal desagravo à majestade de dEle que foi ofendida.

O ultraje feito a Deus fora infinito, porque a gravidade de uma ofensa sempre se mede pela dignidade do ofendido. Nem o homem, nem o anjo poderiam expiar uma ofensa feita a Deus, só Deus mesmo. Por isso, Deus teve que se fazer homem, porque, como Deus , não podia sofrer.

Quem é o Pai de Cristo?

O Pai de Cristo é Deus Pai no Céu.

São José foi somente o pai adotivo de Jesus. Pensava o povo, porém, que Jesus fosse filho do carpinteiro José. Por sua pureza, S. José é representado com um lírio. É muito venerado como padroeiro dos moribundos, porque sua morte foi assistida por Jesus e por Maria. Celebra-se sua festa no dia 10 de março.

Por que é que Maria Santíssima é chamada com razão de Mãe de Deus?

Maria Santíssima é chamada Mãe de Deus com razão porque seu Filho é ao mesmo tempo Deus e homem.

Maria Santíssima chama-se também “Bem-aventurada Virgem” por ter permanecido sempre virgem e porque, sendo mãe de Deus, é de todas as virgens a mais feliz da Terra, e no Céu a mais santa.

Com que diariamente comemora a Santa Igreja o mistério da Encarnação?

A Santa Igreja comemora diariamente o mistério da Encarnação com o toque das Ave-Marias.

Toca-se o sino ao nascer do Sol, ao meio-dia e ao por do Sol. O Sol é o símbolo da “Luz do Mundo”, que a nós desceu na Encarnação. Ao soar das três Ave-Marias rezamos o Anjo do Senhor.

- Jesus Cristo é o Filho de Deus

Por onde sabemos que Jesus é o Filho de Deus?

Sabemos que Jesus Cristo é o Filho de Deus pelo seguinte:

1) Jesus Cristo jurou ser o Filho de Deus perante o Sumo Sacerdote.

2) Deus Pai o chamou Seu Filho no batismo do Jordão e na transfiguração do Tabor.

3) Na anunciação do nascimento de Jesus o arcanjo S. Gabriel chamou a Cristo de “Filho do Altíssimo”.

4) Também São Pedro professou a Cristo como “Filho do Deus Vivo” e mereceu, por isso, ser distinguido pelo Divino Mestre.

- Jesus Cristo é Deus

Por onde sabemos que Jesus Cristo é Deus?

Sabemos que Jesus Cristo é Deus pelas seguintes palavras de Cristo: 1) “Eu e o Pai somos um”, 2) “Todo o poder me foi dado no Céu e na Terra”, 2) “Antes que Abraão existisse, eu sou”, 4) “Pai, glorifica-me com aquela glória que eu tive em vós antes que o mundo existisse”.

Por causa das palavras “Eu e o Pai somos um”, os judeus quiseram apedrejar a Cristo, porquanto com isto ele se dizia Deus. Nas outras citações, Jesus atribui a si mesmo qualidades divinas, a saber: a onipotência e a eternidade. São João reuniu no seu Evangelho os dizeres de Jesus Cristo sobre sua divindade.

Quais os fatos confirmam a verdade das palavras de Cristo?

Os fatos que confirmam a verdade das palavras de Cristo são os seguintes: 1) seus milagres, 2) suas profecias, 3) sua sublime doutrina, 4) o sublime caráter de sua pessoa, 5) a milagrosa pregação de sua doutrina, 6) os grandiosos efeitos de sua doutrina.

Diz Jesus Cristo: “Se não quiserdes crer nas minhas palavras, crede nas obras!” 1) Os milagres mais importantes de Cristo são: sua própria ressurreição, as ressurreições dos mortos, as suas curas de enfermos, o controle da tempestade, a multiplicação dos pães e a transformação de água em vinho nas bodas de Caná. Jesus operou todos os milagres em seu próprio nome. 2) As profecias referiam-se à sua morte, a Pedro, a Judas, a João e a Jerusalém. 3) A doutrina de Jesus Cristo traz clareza absoluta sobre todos os problemas da vida e conduz à verdadeira paz da alma. 4) O caráter de Jesus Cristo permanece milagre na história universal, pois é isento de todo erro e brilha pelas mais exelsas virtudes. 5) A propagação do cristianismo é milagrosa pela razão de ter sido processada por intermédio de homens simples (pescadores), e por ter se operado a despeito das maiores dificuldades, 6) Os efeitos do cristianismo aparecem mais claramente quando se considera a cultura dos povos cristãos a par das míseras condições que jaz
o paganismo. – Eu creio, Jesus, que realmente sois o Filho do Deus vivo!

- Jesus é o Messias.

Por que Jesus Cristo é o Messias prometido?

Jesus Cristo é o Messias prometido:

1) Porque nele se realizaram todas as profecias. S. Mateus provou isso em seu Evangelho.

2) Porque o Reino fundado pro ele, a Santa Igreja, sempre perdura. Todas as igrejas dos falsos Messias desfizeram-se, apesar de numerosos adeptos. A de Cristo, porém, não se desfez, a despeito de todos os obstáculos. Isto serve de prova para sua missão divina.

3) Porque o anjo, nas planícies de Belém, o anunciou como Messias.

4) O próprio Cristo chamou-se Salvador, em conversa com a samaritana e perante Caifaz.

Por que chamamos Jesus Cristo de Nosso Senhor?

Chamamos Jesus Cristo de nosso Senhor por ser ele nosso Criador, Redentor, Legislador, Mestre e Juiz.