segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Epifania de Nosso Senhor Jesus Cristo

 

06/01 Segunda-feira
Festa de Primeira Classe
Paramentos Brancos
      
imagem.JPG 

   A Epifania do Senhor (do grego: Ἐπιφάνεια: "a aparição; um fenômeno miraculoso") é uma festa religiosa cristã que celebrava-se no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal.
     A Epifania representa a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo como o enviado de Deus Pai, quando o filho do Criador dá-se a conhecer ao Mundo. 
    Jesus se manifesta e revela aos reis magos, vindo do Oriente para vê-lO e adorá-lO, oferecendo-Lhe ouro, incenso e mirra. Jesus quer ser conhecido e amado por todos os habitantes da terra. 
     Ainda não se fechou o ciclo no Natal significa nascimento, do latim: Natalis, no sentido de "ser posto no mundo". Nascia Jesus, Filho de Deus que repousou tranquilo em uma manjedoura, enquanto os governantes da Judeia procuravam matá-lO. Os antigos profetas, falavam que um Rei nasceria naquele época. Ele salvaria o povo do pecado.  Alcança novo ponto culminante na liturgia do dia 06 de janeiro. 
    A tradição dos primeiros séculos, seguindo a verdade da fé, evidenciou que eram três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar devemos aos magos a tradição de dar presentes no Natal. No ritual da antiguidade depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: o ouro era o presente para um rei, o líbano (incenso) para um religioso representando a espiritualidade e a mirra para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade).  Melquior ofereceu ouro; Baltasar, incenso e Gaspar, mirra. Estes presentes confirmam o caráter de Jesus (rei, sacerdote e profeta) como símbolo do reconhecimento que aquela criança pobre que acabara de nascer haveria de se tornar o salvador do mundo.



Catedral de Colônia

Relíquia e ouro contendo ossos e roupas pertenceram aos três reis magos. A fé na autenticidade dessa relíquia é o que motivou a construção da Catedral de Colômbo.







O ouro (do latim aurum, "brilhante") é usado como símbolo de pureza, valor, realeza. Um símbolo que representava a perfeição divina e dignidade real, portanto no evangelho nos fala da divina Pessoa de Jesus, o Rei dos judeus. 




Árvore de incenso na África. 

Incenso (do latim: Incendere, "queimar"). A idéia é que suba a Deus um aroma agradável de louvor. O uso do incenso é um símbolo de oração. Apocalipse, cap. 8 verso 3 e 4, está escrito: E veio outro anjo, e por-se junto ao altar. Tendo o incensário de ouro. E foi-lhe dado muito incenso para pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono e o sumo do incenso subiu, com as orações dos santos desde a mão do anjo, até diante de Deus.

A mirra 

Morte preciosa de Cristo e Sua ressurreição, usada principalmente em sepultamento (fez parte das especiarias que puseram no corpo de Jesus no sepulcro – João 19.39).

Jesus na Cruz rejeitou vinho com MIRRA, oferecido para aliviar as dores – Marcos 15.23. A raiz hebraica da palavra MIRRA significa Fluir. Erva amarga e nos fala dos sofrimentos e amarguras que Jesus iria sofrer. Em Isaías 60:6 a profecia da morte de Cruz.
Mirra é uma árvore espinhosa, de folhas caducas, que pode atingir 5 metros de altura, com flores vermelho-amarelo, e frutos pontiagudos. É nativa do nordeste da África (Somália e partes orientais da Etiópia) encontra-se também no Médio Oriente, Índia e Tailândia. Cresce em matas e prefere solos bem drenados e muita exposição ao sol.
Mirra em resina
Propaga-se por sementes, na Primavera, ou por estacas ao fim do estágio de crescimento. É também o nome dado à resina colhida de fissuras abertas na casca da árvore de nome botânico Commiphora molmol, que depois de seca se transforma em grânulos de coloração amarela-avermelhada. A palavra mirra origina-se do hebraico maror ou murr, que significa "amargo".


Epístola
Isaías 60,1-6


Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz! A glória do Senhor se levanta sobre ti. 2Vê, a noite cobre a terra e a escuridão, os povos, mas sobre ti levanta-se o Senhor, e sua glória te ilumina. As nações se encaminharão à tua luz, e os reis, ao brilho de tua aurora. Levanta os olhos e olha à tua volta: todos se reúnem para vir a ti; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são transportadas à garupa. Essa visão tornar-te-á radiante; teu coração palpitará e se dilatará, porque para ti afluirão as riquezas do mar, e a ti virão os tesouros das nações. Serás invadida por uma multidão de camelos, pelos dromedários de Madiã e de Efá; virão todos de Sabá, trazendo ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor.


Evangelho
São Mateus 2, 1-12

Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém. Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo. A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo. Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo(Miq 5,2). Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. 10 A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. 11 Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. 12 Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.