quinta-feira, 1 de julho de 2010

A importância da formação do coração - Parte final

Nota: Com este post encerramos o capítulo: A importância da formação do coração e daremos início em outra oportunidade ao capítulo: A formação da vontade.

Veja:

___________________________________

O coração deve ser entusiasta


O entusiasmo é, realmente, uma qualidade para o coração?
Sim, apesar do que dizem a respeito dele certos espíritos muito materialmente positivos, o coração tem necessidade, para ficar completamente formado, de ser aquecido ao fogo do entusiasmo, o único que permite realizar nobres ações.

Como se pode evitar o entusiasmo num coração de criança?
Explorando os recursos que fornecem, sob este ponto de vista, a natureza, as belas letras e as artes. Pôr a criança em face das belezas da natureza, das obras primas literárias e artísticas, fazer-lhes notar as belezas, auxiliá-la a distingui-las, completar as suas indicações, retificá-las, sendo preciso; ajuntar o trabalho do mestre, que ilumina, aos esforços pessoais do aluno que procura a luz; eis, ao que nos parece um meio infalível de excitar no coração da criança uma admiração entusiasta pelas maravilhas da natureza, da literatura, da pintura, da escultura ou da arquitetura.

Não há contudo, para alimentar o entusiasmo, uma fonte mais fecunda, e mais pura?
É a que deriva das alturas onde germina e floresce o amor de Deus, o amor da Igreja, o amor das almas, o amor da pátria.

(Excertos do livro: Catecismo da educação, pelo Abade René de Bethléem)