sexta-feira, 23 de julho de 2010

O egoísmo retoma a direção do mundo

O EGOÍSMO RETOMA A DIREÇÃO DO MUNDO


Senhor! Fostes divinamente amado pelos homens. E, mesmo nos nossos dias, quantos corações puros Vos amam e Vos são dedicados até à morte!

Mas o meu coração confrange-se de tristeza. O número destas almas ardentes não parece diminuir de dia para dia? O egoísmo recupera a direção do mundo. Há tempos que vem infestando com o seu veneno toda a sociedade. Penetra agora na vida familiar e procura infiltrar-se na própria Igreja.

Quando o Senhor voltar à terra, encontrará ainda amor no mundo?

Por toda a parte, a caça aos prazeres, a cupidez, o luxo desenfreado; por toda a parte, a opressão dos fracos, o desdém pelos infelizes, o horror pelos menos favorecidos!

É como se o Senhor Se tivesse retirado, levando consigo o amor e a luz. As sombras já se aglomeram ao redor de nós e o frio faz-se mais intenso. É o melancólico paganismo que volta, como um espectro carregado de ódio, e que ameaça envolver-nos a todos numa imensa mortalha.

Senhor! Tende piedade de nós: Fica conosco, Senhor, pois é tarde e o dia já declina (Lc 24,29). Ficai conosco, senhor, pois faz-se tarde. A noite vem caindo, a terrível noite que nos apavora com os seus fantasmas. Ficai conosco!

Senhor misericordioso, não Vos vingais das nossas faltas sempre repetidas. Volvei os olhos para este pequeníssimo número de almas retas que contais entre nós e deixai-Vos comover. Essas almas entregaram-se sem reservas ao Vosso amor. Seguem-Vos por toda a parte, na vida e na morte. Haveis de abandoná-las e levantar o vosso voo para os céus? Não, o Senhor, nem que restasse uma só alma em vigília permanente, não poderíeis retirar-nos a Vossa misericórdia.

Meu Deus, tomo hoje a resolução de ser uma alma inteiramente dedicada e entregue ao Vosso amor. Comprometo-me também a trazer-Vos numerosos corações, mais puros e abnegados que o meu. Cercar-Vos-emos de amor e Vos impediremos de partir.

(O dom de si, vida de abandono em Deus, pelo Pe. Joseph Schrijvers)

PS: Grifos meus.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...