quinta-feira, 22 de julho de 2010

Oração pela conversão dos gentios - São Francisco Xavier

Oração pela conversão dos gentios
São Francisco Xavier


(Duma cópia em latim, feita em 1660 - É de Lucena, a cópia latina mais fideligna que se conserva. Assim a introduziu: "Em dois passos o viram sempre banhado em santas e suaves lágrimas, quando consagrava e quando consumia [comungava]. E neste, tendo já o Senhor nas mãos para O Receber, depois de ditas as orações do ritual, ajuntava uma, que ele mesmo compusera, pela conversão dos infiéis: a qual deu, depois de muita importunação, a uma pessoa devota, que com grande instância quis saber dele, em que se detinha naquele tempo. Eram estas palavras em latim, que por serem suas folgaram, porventura, de as saber e dizer os que o entendem" - J.LUCENA, Vida do Padre Francisco Xavier, L.V, c.5)

Eterno Deus, Criador de todas as coisas, lembrai-Vos que as almas dos infiéis são unicamente obra de Vossas mãos e criadas à Vossa imagem e semelhança. Vede, porém, Senhor, como, com afronta Vossa, delas se enche o inferno!

Lembrai-Vos, Senhor, que Jesus Cristo, Vosso Filho, derramando tão generosamente o Seu sangue, por elas sofreu. Não permitais, Senhor, que o Vosso próprio Filho e Senhor nosso, por mais tempo, desprezado dos infiéis; mas, antes, aplacado pelas orações dos escolhidos e da Igreja, bem-aventurada esposa do Vosso Filho, recordai-Vos da Vossa misericórdia e, esquecendo a sua idolatria e infidelidade, fazei que também eles conheçam a Jesus Cristo, Vosso Filho e nosso Senhor, por Vós enviado, que é nossa saúde, vida e ressurreição, pelo qual fomos salvos e livres e a que, seja dada a glória por todos os séculos dos séculos. Amém.

(Oração e informações retiradas do livro: São Francisco Xavier- Obras completas)