AOS DEVOTOS DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO
Zelosíssimo Doutor da Igreja, glorioso Santo Afonso, eu N..., ainda que indigno de ser vosso servo; animado, contudo, pela vossa grande bondade e pelo desejo de servir-vos, a vós me consagro especialmente, depois de Maria, na presença da Santíssima Trindade, do meu Anjo da guarda e de toda a Corte Celeste, e reconheço-vos por meu Pai, Mestre e Patrono e proponho firmemente servir-vos sempre e fazer quanto possa para que dos mais também sejais servido.
Suplico-vos pois pelo amor que tiveste a Jesus e a Maria, que me admitais no número de vossos devotos e me protejais, como a servo vosso. Alcançai-me a graça de vos imitar em vossas virtudes e de caminhar pelas verdadeiras sendas da perfeição cristã. Obtende-me dum modo especial o desapego das criaturas, e uma terna e constante devoção a Jesus Sacramentado e a Maria Santíssima, o espírito de oração e um ardente zelo pela salvação da minha alma.
Aceitai a modesta oferenda, que de mim mesmo vos faço, em prova do filial amor que vos consagro: assisti-me em todo o tempo da minha vida, particularmente na hora da minha morte, a fim de que, depois de vos haver honrado e servido na terra, mereça ir gozar convosco no céu por toda a eternidade. Amém.
Jaculatória
Fazei, ó meu glorioso protetor, que eu, em todas as minhas necessidades, recorra a Maria.
Nove invocações a Santo Afonso
1ª - Ó zelosíssimo Doutor Santo Afonso, alcançai-me uma fé viva em tudo o que ensina a Santa Igreja de Roma, e uma luz divina que me dê a conhecer a vaidade dos bens da terra e da formidade de meus pecados. Gloria P., etc.
2ª - Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me uma esperança firme de conseguir de Deus, em virtude dos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo, por intercessão de Maria Santíssima e pela vossa, o perdão de meus pecados, a perseverança final, e a glória eterna. Glória P., etc.
3ª - Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me uma ardente caridade para com Deus, pela qual me desprenda das coisas criadas e de mim mesmo, para que O ame só a Ele, e me empregue todo em promover a Sua glória. Glória P., etc.
4ª - Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me uma perfeita conformidade com a vontade de Deus, para que aceite resignado as dores, os desprezos, as perseguições, e a perda dos bens, da honra, dos parentes, e finalmente a morte. Glória P., etc.
5ª - Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me uma grande dor dos meus pecados, que me faça chorar constantemente os agravos que tenho feito ao meu Deus. Glória P., etc.
6ª - Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me uma verdadeira caridade para com o meu próximo, que me leve a fazer bem aqueles mesmos que me têm ofendido. Glória P., etc.
7ª - Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me a santa pureza, e a graça de resistir as tentações impuras, invocando os Santíssimos Nomes de Jesus e de Maria. Glória P., etc.
8ª - Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me uma terna devoção à Sagrada Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, ao Santíssimo Sacramento e a minha amável Mãe, Maria Santíssima. Glória P., etc.
9ª - Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me, sobretudo, a perseverança final, e a graça de pedi-la sempre, especialmente no tempo das tentações, e na hora da minha morte. Glória P., etc.
V. Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oração
Ó Deus, que por meio do bem-aventurado Afonso Maria, Vosso Confessor e Pontífice, inflamado no zelo das almas, fecundaste a Vossa Santa Igreja, com uma nova ordem religiosa; nós Vos rogamos que, ilustrados pelos seus salutares conselhos, e fortalecidos pelos seus exemplos, possamos felizmente chegar a gozar-Vos. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.
(Extraído do livro: A Sagrada Família por uma padre redentorista, 1910)