terça-feira, 20 de abril de 2010

Como se venera Santa Filomena

Santa Filomena


Como se venera Santa Filomena

O seu cordão

Desde os inícios da devoção a Santa Filomena, o uso do seu cordão foi um dos vários meios pelos quais ela foi venerada e a sua proteção assegurada.

Sabemos, por exemplo, que o próprio santo Cura de Ars, o benzia e distribuía. A Confraria do Cordão de Santa Filomena está agora aprovada pelo Congregação dos Ritos e enriquecida com muitas indulgências.

O cordão é branco e vermelho e pode ser feito com fios de linho, de lã ou de algodão, mas entretecidos de modo que seja quase igual a percentagem das duas cores, - uma simbolizando a virgindade e outra o martírio.

O uso do cordão tornou-se muito popular porque foi o meio pelo qual se produziram inúmeros milagres e se alcançaram milhares de curas. É usado pelos doentes, pelos atribulados ou pelos que se encontram em luta com alguma tentação perigosa, e opera os mais admiráveis resultados.

É uma proteção contra os males e acidentes de toda a espécie. A fórmula de benzer o cordão é a que se encontra no Ritual Romano...

Atestados como os seguintes são inúmeros.

A Superiora de um convento muito conhecido afirma:

"Santa Filomena é verdadeiramente milagrosa. Durante os últimos quatro anos tenho dado o seu cordão a um grande número de doentes, incluindo alguns membros da nossa própria comunidade. Todos se curaram, exceptuando apenas dois ou o máximo três; e nestes últimos casos parecia bem evidente que a melhor coisa para eles era irem para Deus".

A Madre Superiora do Convento da Reparação em C... declara:

"Há uns poucos de anos que eu recorro a Santa Filomena em todas as minhas aflições. Estive ameaçava de sofrer uma operação de muita gravidade, mas cingi o seu cordão, e graças a Deus, não precisei já de ser operada. Agora imploro-a por tudo".

Uma senhora diz:

"A minha confiança em Santa Filomena é enorme. Não deixo nunca de recomendar a sua devoção. Estive gravemente enferma e coloquei o seu cordão que me restituiu a saúde".

Um sacerdote declara igualmente:

"Estive muito doente e tinha sérios motivos para recear as mais graves conseqüências do meu mal. Coloquei o cordão de Santa Filomena e fiz a promessa de promover a sua devoção. Foi o bastante; logo nesse mesmo dia me senti capaz de me levantar".

Ouçamos agora uma religiosa:

"Uma das nossas educandas caiu perigosamente doente e ameaçavam-na as mais graves complicações. Colocamos o cordão de Santa Filomena à pequenina padecente que experimentou imediatamente alívios; e dentro de poucas horas, todo o perigo tinha desaparecido".

Crianças que têm sido cingidas com o bento cordão da Virgem Mártir foram maravilhosamente preservadas dos inúmeros males e acidentes a que está exposta a infância. Bem fariam as mães em adotar para os seus filhinhos o uso deste abençoado cordão.

O Azeite de Santa Filomena

O azeite que serviu nas lâmpadas acesas diante da Imagem de Santa Filomena, é muito vulgarmente utilizado pelos doentes como vimos no caso de S.Gervásio em Paris. Há quem unte com ele os olhos e recupere a vista. Outros ungem com ele os membros que readquirem perdidas forças ou os ouvidos que voltam a ouvir. O azeite retirado de alguma lâmpada que arda diante de Santa Filomena pode, portanto, ser assim usado.

A Coroa de Santa Filomena

A coroa de Santa Filomena é formada por contas brancas, imagens da virgindade e contas vermelhas, simbolizando o martírio. Tem três contas brancas em honra da Santíssima Trindade, para glória da qual a Virgem Mártir renunciou à vida. As contas vermelhas são em número de 13 e significam os treze anos que Santa Filomena viveu no mundo.

Este rosariozinho é uma das mais simples formas de rezar à Santa. Ao recitá-lo, com toda a propriedade podemos pedir, em primeiro lugar, a graça da pureza, em honra da virgindade da Santa que sacrificou as honrarias e a vida na defesa desta angélica virtude.

Em segundo lugar, bom é que peçamos força e coragem para fazermos o nosso dever, virtude em que ela se distinguiu eminentemente e que ela com tanta solicitude alcança para todos os seus devotos fervorosos.

Só esta grande e preciosa graça ajuda um cristão a atingir a mais alta santidade pelo caminho mais prático e mais curto.

Novenas (clicar "aqui" para obter a novena de Santa Filomena)

As novenas a Santa Filomena podem ser feitas recitando a bonita Ladaínha da Santa com o acompanhamento das orações que estão impressas em forma de pagela. Quando a intenção é muito importante, convém assistir à Missa e comungar durante os nove dias. Também se alcançam resultados maravilhosos mandando rezar uma novela de Missas de súplicas.

Medalhas

Muitos devotos depositam grande confiança no uso das suas medalhas bentas. Alcançam-se facilmente e são muito lindas. À semelhança de todos os outros objetos usados em comunhão com a Santa, são da maior eficácia. Têm a especial vantagem de se usarem facilmente e podem trazer-se na algibeira ou suspensas das contas.

Os Quadros de Santa Filomena

Nota: A figura desse post se impressa em uma boa impressora e emoldurada, torna-se um simples quadro.

Graças preciosas têm sido alcançadas com a veneração de quadros que contêm a imagem da Santa. Muitos benefícios têm sido concedidos àqueles que conservem uma lâmpada acesa diante do quadro, ainda mesmo que só a acendam durante um dia cada semana.

É bom colocar estes quadros perto dos doentes e sugerir-lhes as extraordinárias vantagens de rezar com profunda confiança a esta grande Santa cujo poder se tem manifestado muito especialmente a favor dos enfermos e dos inválidos. Curas sem conta se produzem dia a dia, concedidas em resposta a simples, mas confiantes preces dos seus fervorosos devotos.

Não podemos lembrar ato algum que, sem dúvida, mais agrade à Santa e mais nos assegure a sua proteção do que oferecer esse quadro ou essa estátua, a sua imagem a alguma Igreja ou a algum convento, onde se possa estabelecer um centro da sua devoção.

Muitos dos seus grandes santuários tiveram este simples início.

(Excertos do livro: Santa Filomena a Grande Milagrosa, por E.D.M)

PS: Grifos meus.