segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

São Francisco Xavier, Confessor.

Fonte: Escravas de Maria

São Francisco Xavier, Confessor

03/12 Segunda-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos 

São Francisco Xavier batiza Princesa Indiana Neachile 1717

Nasceu no dia: 07 de Abril de 1506; Castelo de Xavier, Navarra, Espanha no castelo de Xavier. Terceiro filho de um nobre, desde a infância é destinado à vida eclesiástica. Em 1525 ingressa na Universidade de Paris, centro teológico da Europa, para começar os estudos. Conhece Inácio de Loyola e torna-se um dos sete membros iniciais da Companhia de Jesus. Na Capela de Montmartre, em 15 de agosto de 1534, faz votos de pobreza e castidade e promete dedicar-se ao trabalho de salvar a alma dos crentes e dos não crentes. Completa os estudos em 1537. Ordenado padre no mesmo ano, dá início na Itália, com outros membros da Companhia de Jesus, a um trabalho espiritual que atrai muitos governantes católicos. Entre eles, o rei João III, de Portugal, que deseja enviar padres para disseminar o catolicismo em seus domínios na Ásia. Francisco Xavier parte para a Índia na mesma época em que o papa Paulo III reconhece formalmente a ordem da Companhia de Jesus.

Conhecido por ser um gigante na história das missões, batizando mais de 50.000 pessoas de todas as raças e idades, desde crianças até estudantes universitários, de pobres leprosos a reis saudáveis.

Missionário: Toda a Ásia, África, as Índias Orientais, Apóstolo do Extremo Oriente. Missões ad gentes, missionários, navegantes, missões paroquiais, Austrália, China, Índia, Japão e Nova Zelândia.Desembarca em Goa em 1542 e passa os três anos seguintes ao lado dos pavaras, pescadores de pérolas do sudoeste indiano. Parte para o arquipélago malaio em seguida, onde evangeliza a população de Malaca. Leva o trabalho da Companhia até o Japão entre 1549 e 1551.

Entregou sua alma a Deus: 3 de Dezembro de 1552 por uma febre contraída durante a atividade missionária na China, morre, em uma aldeia da China. É canonizado em 12 de março de 1622.

Seu lema: Permitir que Deus se sirva dele para pregar o Evangelho e servir a humanidade onde Ele quiser, não deixar que os estudos tenham prioridade sobre a vida espiritual, trabalhar incansavelmente para instaurar o Reino de Deus na terra, mesmo em circunstâncias difíceis.

São Francisco Xavier estudou com Santo Inácio de Loyola, na Universidade de Paris. São Francisco vivia uma vida mundana e converteu-se quando Santo Inácio lhe disse estas palavras do Evangelho: "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma" (Mc 8,26).

Epístola

Romanos 10, 10-18
10 É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação. 11 A Escritura diz: Todo o que nele crer não será confundido (Is 28,16). 12 Pois não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam, 13 porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Jr 3,5). 14 Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas (Is 52,7)? 16 Mas não são todos que prestaram ouvido à boa nova. É o que exclama Isaías: Senhor, quem acreditou na nossa pregação (Is 53,1)? 17 Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo. 18 Pergunto, agora: Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras (Sl 18,5).

Evangelho

São Marcos 16,15-18
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. 17 Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, 18 manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.