segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

9.º Dia - 24 de dezembro

Canta-se o cântico: Puer Natus 

Viagem de São José e de Maria Santíssima a Belém 


Subiu também José para inscrever-se no censo com Maria, 
sua esposa, que estava prestes a dar à luz. 
(Lc. 10,5) 

Tinha Deus decretado que Seu Filho nascesse nem sequer na casa de José, mas numa gruta, num estábulo, do modo mais pobre e penoso que possa nascer uma criança; já para isso dispôs que César Augusto publicasse um édito no qual ordenava que fossem todos recensear-se em sua cidade natal. José, ao ter notícia dessa ordem, certamente hesitou sobre deixar ou levar consigo Maria Santíssima, próxima de dar à luz, uma vez que não tinha riqueza para proporcionar-Lhe uma viagem conveniente, nem queria, por outro lado, deixá-lA sozinha e sem amparo. Sabia, contudo, Maria que, como anunciara o profeta Miquéias, devia o Salvador nascer em Belém; por isso, tomando os panos e roupas que preparara para Seu Filho, partiu Ela com José, pobremente, em tempo de inverno, prestes a dar à luz, para submeter-Se à vontade de Deus. Una-nos a eles, e através das penas e dores da nossa viagem por esta vida, louvemos a Deus, sejamos-Lhe gratos, pedindo-lhe apenas que esteja sempre conosco Nosso Senhor Jesus Cristo. Peçamos a José e a Maria que pelo mérito das penas padecidas em Sua viagem, nos acompanhem na viagem que estamos fazendo para a eternidade. 

Reza-se o Terço e a Ladainha de Nossa Senhora 

Oração: Meu amado Redentor, acompanhado na terra apenas por José e Maria, ao ir a Belém, permiti-me que Vos acompanhe também eu, Vós descestes do céu para ser meu companheiro na terra, e eu tantas vezes já vos abandonei ofendendo-Vos ingratamente. Quando penso que, tantas vezes, para seguir minhas malditas inclinações, separei-me de Vós, renunciando a Vossa amizade, quisera morrer de dor. Vós viestes para perdoar-me; assim, pois, perdoai-me imediatamente, pois com toda a alma me arrependo de os ter dado tantas vezes as costas e abandonado. Proponho e espero, com vossa graça, não Vos deixar mais nem separar-me mais de Vós. Uni-me, estreitai-me com os suaves laços de Vosso santo amor, meu Redentor e meu Deus. Maria Santíssima, venho acompanhar-Vos em Vossa viagem; não deixeis de assistir-me na que estou fazendo para a eternidade. Assisti-me sempre e, especialmente, quando me achar no fim de minha vida, próximo ao instante de que depende estar sempre conVosco para amar a Jesus no paraíso, ou estar sempre longe de Vós, para odiar a Jesus no inferno. Minha Rainha, salvai-me por Vossa intercessão, e seja a minha salvação amar-Vos, a Vós e a Jesus, para sempre, no tempo e na eternidade. Sois minha esperança; em Vós confio. 

Cântico: Adeste, Fideles