24 de março
São Gabriel Arcanjo
"O Espírito Santo virá sobre Ti e o Santo que de Ti há de nascer, será chamado Filho de Deus."
Nos primeiros séculos do Cristianismo o Arcanjo Gabriel não era honrado com um culto especial. No século IX aparece seu nome na lista dos santos, unido à festa da Anunciação, mais precisamente, na véspera desta, 24 de março.
Sua festa, por particular concessão da Santa Sé, era celebrada nos Reinos da Espanha antes que esta celebração fosse estendida a toda a Igreja, por Bento XV, em princípios deste século.
São Gabriel pode ser considerado como o Anjo da Redenção, pois ele aparece a cada instante para preparar o caminho da vinda do Redentor. Assim foi ele que anunciou a Daniel o tempo que faltava para a vinda do Messias e Sua morte na Cruz (Dan. 9, 24-26).
Depois, anunciou a São Zacarias o nascimento daquele que seria o Precursor do Salvador, como foi dito. Recebeu a insigne missão de participar a Maria Santíssima ter Ela sido escolhida para Mãe do Verbo de Deus encarnado, anunciando-Lhe o mistério da Encarnação.
Segundo muitos, foi ele que apareceu aos pastores comunicando-lhes o nascimento do Salvador, e em sonhos a São José recomendando-lhe que fugisse para proteger o Menino do ódio de Herodes. Segundo outros, foi ele também que confortou a humanidade santíssima de Cristo em Sua agonia.
Anjo da Encarnação e da Consolação, na tradição cristã, Gabriel é sempre o Anjo da clemência enquanto Miguel é antes o Anjo do julgamento. Ao mesmo tempo, na Bíblia, Gabriel é, de acordo com o seu nome, o Anjo do Poder de Deus, e é de se notar a freqüência com que palavras como grande, poderoso, e forte, aparecem nas passagens a ele referidas...
(Extraído do livro: O Livro dos Três Arcanjos)