terça-feira, 11 de maio de 2010

Belezas caninas

Belezas caninas


Se em tua família há muita vida repartida e acusada pela presença dos filhos, estarás livre, prezada leitora, de erros como o seguinte. Em certa cidade há um salão para embelezamento de cães. Penteados à escolha da dona dos cachorros de estimação. E também pintura para as unhas dos bichanos, em cores da moda. Até agora há escolha para cinco penteados diferentes. Dizem que uma dona de certo macaco é boa freguesa do instituto...

Tais provocantes aberrações só podem vingar em casas onde faltam filhos, ou existe apenas um só, que veio ao mundo controlado ou também descontrolado. Não é em vão que São Paulo avisa uma verdade. Qual? Salva-se a mulher pelos filhos. São eles uma defesa legítima contra criminosos desvios do coração e provocantes gastos desnecessários. Tivessem tais donas, de cachorros e macacos, filhos para pentear e não viveriam rodeadas de tais ridículos, culpadas de tais pecados.

Tremendo desvio do coração mostram certas famílias onde os animais domésticos vivem mais cuidados e assistidos do que os filhos. De um rei cruel, a quem a lei proibia matar suínos, diziam os vassalos:

"Mais vale um porco no chiqueiro de Herodes do que um filho em seu palácio".

Feitas as mudanças, creio que a acusação é bem aplicável a certas famílias. E depois como pode um cristão ver seu irmão maltrapilho e faminto, sonegando-lhe o auxílio que vai despender em embelezamento de cães?

Mas é nisso que acaba o coração humano quando não se compenetra de Deus. Tais aberrações é que irritam e provocam os deserdados da sorte. Igualmente irritam o coração mais nobre e bondoso que há: o de Deus.

Coisa curiosa! Os santos, tão chegados a Deus eram amigos enternecidos das criaturas irracionais... mas deixaram-nas sempre no posto em que o Criador as colocara. Portanto, é verdade inegável o enobrecimento do coração humano, em todas as direções, sempre que Deus nele predomina. E o mesmo se dará com os corações que formam uma família. Reine Deus em teu lar, leitora, e sobrarão até ternuras comedidas para gatos, aves e cães em tua casa. Mas sem precisão de visitas a institutos com cinco penteados para cachorros.

(Excertos do livro: Mundos entre berços, do Pe. Geraldo Pires de Souza)

PS: Grifos meus.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...