terça-feira, 8 de setembro de 2009

Que mandais fazer de mim? (Sta. Teresa de Ávila)


Palavras de Sta. Teresa de Ávila

Que mandais fazer de mim?
Vossa sou, para vós nasci,
Que mandais fazer de mim?
Vossa sou pois me criastes,
Vossa, pois me remistes,
Vossa, porque me atraístes.
E porque me suportastes,
Vossa porque me esperastes.
E me salvastes, por fim.

Que mandais fazer de mim?
Eis aqui meu coração:
Deponho na vossa palma;
Minhas entranhas, minha alma, meu corpo,
vida e afeição...
Doce esposo e redenção,
A vós entregar-me vim:

Que mandais fazer de mim?
Dai-me riqueza ou pobreza
Exaltação ou labéu; dai-me alegria ou tristeza,
Dai-me o inferno ou dai-me o céu,
Doce vida, sol sem véu,
Pois, me rendi toda ,enfim:

Que mandais fazer de mim?
Se me quereis descansando,
Por amor o quero estar;
Se me mandais trabalhar,
morrer quero trabalhando.

Dizei: onde? Como? E quando?
Dizei doce amor, por fim:
Que mandais fazer de mim?
Que mandais fazer de mim?

(Poesia recebida por e-mail)