sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Educação da coragem

Tende o sumo cuidado de formar caracteres, isto é, homens corajosos e enérgicos. Acostumai vossos rapazes a não se lastimar. Um exemplo: Num passeio aproxima-se um menino a gemer : "Tenho sede".  "Ora, tu hás de beber com os outros, daqui a meia hora na ocasião de beber. Se cometeste algum pecado, toma essa sede como penitência, ou então podes com esse sacrifício reparar os nossos pecados".

Desenvolvei neles o amor e o culto das coisas adversas.

"Eis que chove. Quem é de vós que tem medo de chuva? Ninguém? Bravos! E para mostrar que não temos medo vamos cantar."

Cuidai, entretanto vós mesmo de dar o exemplo de fortaleza e de bom-humor em caso de mau tempo.
Cultivai o gosto do esforço e para isso fazei apelo aos generosos sentimentos de amizade, de honra e mesmo de amor próprio.

De amizade: "Quem é que vai procurar ajudar seus companheiros? Há muitos, eu sei, disto não me admiro. Pois bem, aquele que quer ajudar seus companheiros, eis o que deve fazer."

De honra: "Pode um menino ser cruzado e quebrar a confiança de seu chefe? É claro que não. Então, tenho eu confiança em vós e tudo vai sair bem."

De amor-próprio: "Fazei o favor de mostrar às pessoas da fazenda que vós sois homens de comportamento."

Quando tendes alguma coisa difícil de exigir a um menino, enviai-o alguns instantes à capela, dizendo-lhe mais ou menos assim:

"Tu queres bem a Nosso Senhor e por sua vez Jesus te quer muito. Pois bem. Vai então refletir e meditar por alguns minutos aos pés de Jesus o que Ele exige de ti. Depois vem que tenho uma coisa para te dizer".
Fazei o menino saborear a alegria de haver vencido as dificuldades. É com isto que se tornam homens.
(Educar com êxito - Pe. G. Courtois - págs. 117 e 118)