sábado, 6 de outubro de 2012

São Bruno, Confessor

Fonte: Escravas de Maria

06/10 Sábado
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos



São Bruno, filho de nobre família de Colônia (Renânia) na Alemanha, nasceu no ano de 1035. Desde a infância trazia Bruno o cunho de uma alma eleita, o que se lhe manifestava na aversão a tudo que era leviano, na prudência, modéstia e predileção para tudo que era de Deus e de Seu santo serviço. Tendo a idade própria, freqüentou a escola de São Cuniberto, na qual fez tão brilhantes progressos, que o Arcebispo de Colônia, Santo Hano, não hesitou em recebê-lo entre os clérigos e mais tarde lhe oferecer um canonicato. Ordenado sacerdote, passou 25 anos lecionando em Reims, na França. Morto o Arcebispo, Bruno aceitou um canonicato em Rheims, e é provável que tenha lá ocupado o lugar de instrutor do clero. Vendo-se perseguido pelo arcebispo simoníaco Manassés, e profundamente aborrecido das vaidades e prazeres do mundo, resolveu abandonar tudo que ao mundo o ligava e procurar a solidão. Fundou a primeira casa dos Cartuxos. Estes religiosos consagram-se à penitência e à oração. Ao cabo desse tempo, sendo já cinqüentenário, decidiu, com mais seis companheiros, adotar uma nova forma de vida eremítica em um local deserto e inóspito do sul da França. Nasceu assim a Grande Cartuxa. Mais tarde foi chamado a Roma pelo Papa Urbano II, que tinha sido seu discípulo em Reims. Recusou terminantemente aceitar um bispado, e fundou uma nova Cartuxa, na Calábria.     



Foi nesta sua segunda fundação que entregou a alma ao Senhor, aos 66 anos de idade.        
_________________________________________ 
Epístola 
Eclesiástico 31,8-11
    

8. Bem-aventurado o rico que foi achado sem mácula, que não correu atrás do ouro, que não colocou sua esperança no dinheiro e nos tesouros! 9. Quem é esse homem para que o felicitemos? Ele fez prodígios durante sua vida. 10. Àquele que foi tentado pelo ouro e foi encontrado perfeito, está reservada uma glória eterna: ele podia transgredir a lei e não a violou; ele podia fazer o mal e não o fez. 11. Por isso seus bens serão fortalecidos no Senhor, e toda a assembleia dos santos louvará suas esmolas.

_________________________________________ 
Evangelho
São Lucas 12,35-40 
                                                                                                                        

35.Estejam cingidos os vossos rins e acesas as vossas lâmpadas. 36. Sedes semelhantes a homens que esperam o seu senhor, ao voltar de uma festa, para que, quando vier e bater à porta, logo lhe abram. 37.Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-se-á, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á. 38. Se vier na segunda ou se vier na terceira vigília e os achar vigilantes, felizes daqueles servos! 39. Sabei, porém, isto: se o senhor soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa. 40. Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem.