Oração para obter a graça de uma santa morte
Santa Filomena |
Ó meu Deus, concedei-me a graça de receber a minha morte como devo e como Vós quereis. Dai-me a força e as disposições necessárias para executar todos os Vossos desígnios.
Santificai a minha morte, meu Deus, pelos merecimentos da Morte de Vosso amado Filho, fazendo com que a divina palavra que Ele disse na Cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”, me obtenha de Vossa bondade a indulgência plenária de todas as ofensas com que Vos tenho agravado.
Que a sede abrasadora que Jesus teve de Vossa glória e de minha salvação, e que exprimiu, dizendo: “Tenho sede”, repare toda a minha tibieza e acenda no meu coração um ardente desejo de Vos glorificar.
Que a palavra com que Jesus Vos encomendou Sua Alma no momento de Sua Morte, Vos leve a receber a minha alma no último suspiro de minha vida.
Que a palavra que Ele proferiu, dizendo: “Tudo está consumado”, me obtenha a graça de que consumeis em mim, antes que eu morra, quanto quereis para a Vossa honra.
Que Água sagrada e o Sangue precioso que saíram de Seu lado, lavem as minhas manchas da alma; e que o Seu Coração traspassado por mim, me sirva de refúgio na última hora.
Protesto desde já que desejo sinceramente receber os Santos últimos Sacramentos da Igreja, da qual sou e serei sempre humilde e submisso filho, pois que fora da Igreja não há e nem pode haver salvação.
Protesto também que perdoo de coração a todos quantos me tenham ofendido ou prejudicado de qualquer maneira, bem como peço perdão a todos aqueles a quem eu tenha ofendido ou prejudicado em minha vida.
Ó Pai Eterno, escondei-me no Coração misericordiosíssimo de Jesus, Vosso amado Filho, meu Salvador. Ponde-me a coberto das ciladas de meus inimigos neste Sagrado Coração e nas Chagas Santíssimas do mesmo Redentor. Amém.
Oração:
Ó Deus que, condenando-nos à morte, nos ocultastes a hora e o momento dela, concedei-me a graça de viver em justiça e santidade todos os dias de minha vida, e de merecer assim sair deste mundo no Vosso santo amor. Pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, que conVosco vive e reina, em união do Espírito Santo. Amém.
- Indulgência parcial -
(Oração retirada do livro "Adoremus: Manual de Orações e Exercícios Piedosos", de Dom Eduardo Herberhold, OFM, 1926, 15ª edição)