terça-feira, 6 de setembro de 2011

Oração para alcançar os sete dons e os doze frutos do Espírito Santo

Oração para alcançar os sete dons
e os doze frutos do Espírito Santo


           Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor!
          Ó Espírito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu sempre me lembre com suma reverência e profundo respeito da Vossa divina presença, trema, como os mesmos Anjos, diante de Vossa divina Majestade, e nada receie tanto como desagradar aos Vossos santos olhos.

           Ave-Maria...

           Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade, que me tornará delicioso o trato conVosco na oração, e me fará amar a Deus com íntimo amor, como a meu Pai, a Maria Santíssima como a minha Mãe e a todos os homens como meus irmãos em Jesus Cristo.

           Ave-Maria...

           Espírito Santo, concedei-me o dom da ciência, para que eu conheça cada vez mais a minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma, e para que sempre veja claramente as ciladas do demônio, da carne e do mundo, para poder evitá-las.

           Ave-Maria...

           Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza, para que eu, sem respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com fervor, e sofra com paciência e com alegria de espírito os desprezos, prejuízos, perseguições e a própria morte, antes que renegar por palavras ou por obra ao meu amabilíssimo Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

            Ave-Maria...

            Espírito Santo, concedei-me o dom do conselho, tão necessário em tantos passos melindrosos da vida, para que sempre escolha o que mais Vos agrada, siga em tudo a Vossa divina graça, e com bons e caridosos conselhos socorra ao próximo.

            Ave-Maria...

            Espírito Santo, concedei-me o dom do entendimento, para que eu, iluminado pela luz celeste de Vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da doutrina cristã e saiba defendê-las.

            Ave-Maria...

         Espírito Santo, concedei-me o dom da sabedoria, a fim de que eu cada vez mais goste das coisas divinas e, abrasado no fogo do Vosso amor, prefira com alegria o caminho do Céu a tudo que é mundano, e me una para sempre a Jesus, sofrendo tudo neste mundo por Seu amor.

            Ave-Maria...

         Vinde, Espírito Criador, visitai-me e, com a Vossa divina graça, enchei o meu coração, que Vós criastes. Vinde e repousai sobre mim, Espírito de sabedoria e inteligência, Espírito de conselho e fortaleza, Espírito de ciência, piedade e temor de Deus.

          Espírito Santo, Amor eterno do Pai e do Filho, dignai-Vos também conceder-me os Vossos doze frutos: o fruto da caridade, que me una intimamente conVosco pelo amor; o fruto da alegria, que me encha de santa consolação; o fruto da paz, que produza em mim a tranqüilidade da alma; o fruto da paciência, que me faça sofrer tudo por amor de Jesus e Maria; o fruto da benignidade, que me leve a socorrer de boa vontade aos que sofrem; o fruto da bondade, que me torne benfazejo e clemente a todos; o fruto da longanimidade, que me faça esperar com paciência em qualquer demora; o fruto da brandura, que me faça suportar com toda a mansidão as fraquezas do próximo; o fruto da , que me faça crer firmemente na doutrina da Santa Igreja; o fruto da modéstia, que regule todo o meu exterior; enfim, os frutos da continência e castidade, que me tornem o coração limpo e imaculado.

          Espírito Divino, fazei com que a minha alma seja para sempre Vossa morada e o meu corpo, Vosso sagrado templo. Habitai em mim e ficai comigo na terra, para que eu mereça ver-Vos eternamente no reino da glória. Amém. 

(Retirado do livro "Adoremus: Manual de Orações e Exercícios Piedosos", de Dom Eduardo Herberhold, OFM, 1926, 15ª edição)