terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

2 de Fevereiro - Apresentação de Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora


2 de Fevereiro
Apresentação de Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora

O ancião levava o Menino, mas o Menino guiava o ancião. Uma Virgem O deu à luz sem injúria da sua virgindade. Deu-O à luz e adorou o fruto do seu ventre.

A festa de hoje celebra ao mesmo tempo a apresentação de Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora, quarenta dias depois de nascer o Salvador.

Prende-se pois pelo duplo objetivo que encerra aos mistérios da Epifania e do Natal, de que ainda se sente a alegria envolvente. É uma festa de luz e por duplo motivo: primeiro pela profecia do velho Simeão, que ao receber no Templo o Salvador o "saudou como a luz que vinha iluminar os povos", e em segundo porque é a festa das candeias.

A procissão das velas, suprimidas noutras festas da Virgem, conservou-se nesta para evocar a manifestação de Cristo, luz do mundo. Os cânticos da procissão e da Missa celebram a apresentação do Senhor no Templo. É o tema que domina a festa sem excluir no entanto o pensamento da Senhora, que surge e se mistura por toda a parte. Esta festa é das mais antigas se não for realmente a mais antiga das festas Marianas.

(Informações retiradas do Missal Quotidiano e Vesperal - Dom Gaspar Lefebvre - 1952)

Ver também: Primeira Ferida de Nossa Senhora