domingo, 2 de agosto de 2009

“Virão modas que desagradarão muito a Nosso Senhor”

“A mulher não se vestirá de homem, nem o homem de mulher; aquele que o fizer, será abominável diante do Senhor seu Deus”
(Dt 22,5)

 Pioneira do Feminismo Amandine Lucie Aurore Dupin que mudou seu nome para : GEORGE SAND Baronesa Dudevant, dita George, romancista francesa que nasceu em Paris, França, no dia 1º de julho de 1804, e faleceu em Nohant, França, no ano de 1876.

Seus livros foram muito populares no séc. XIX. Ficou conhecida por suas ligações amorosas com Frédéric Chopin e com o poeta Alfred de Musset, e por desafiar as convenções sociais fumando charutos e usando roupas masculinas.

Atribui-se a ela o mérito de ter sido a primeira mulher a viver de sua produção literária. Passou a usar o pseudônimo de George Sand em 1832, quando escreveu, sozinha, o romance "Indiana", que fez grande sucesso.George Sand envolveu-se amorosamente com vários homens, entre eles os escritores Alfred de Musset e Prosper Mérimée e o compositor Frédéric Chopin. Acredita-se que tenha tido um relacionamento amoroso também com a atriz Marie Dorval,sua amiga.

Carta de George Sand (artigo de Helena Vasconcelos, editora da revista eletrônica portuguesa “Storm”).

Mandei fazer um casaco comprido masculino em pesada fazenda cinzenta bem como calças e casaco combinando. Com um chapéu também cinzento e um enorme lenço de lã tornei-me a imagem de um estudante. Não consigo expressar o prazer que me davam as minhas botas. De boa vontade dormiria com elas... Com aquelas solas revestidas a ferro, sentia-me firme a andar pelas ruas e corri Paris de uma ponta a outra. Dava-me a sensação de que poderia dar a volta ao mundo. Com aquelas roupas, não temia absolutamente nada. Saía para a rua estivesse o tempo que estivesse, voltava para casa a qualquer hora da noite, sentava-me em qualquer lugar obscuro do teatro. Ninguém me prestava atenção e ninguém suspeitava do meu disfarce."