quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Importância de um bom padre na formação de nossas crianças


O mundo em que vivem vossas crianças está impregnado do materialismo. Em toda parte hoje só voga o que se vê, o que se toca, o que se apalpa. Vossa grande missão é revelar a vossos meninos o mundo sobrenatural. O padre é o testemunho visível de realidades invisíveis. De vós depende em grande parte a noção que os meninos terão da religião por toda a vida.

...Tende fé profunda na necessidade e no poder da oração para as almas que vos estão confiadas. Estai certo de que o tempo de nossa Missa, de vosso breviário, de vossa oração, de vossa visita ao Santíssimo Sacramento não é jamais um tempo perdido para vosso apostolado. Senão ao contrário.

...Não temais fazer apelo aos meios espirituais: Ponde-vos em comunicação com alguns Carmelos ou algumas comunidades de clausura, escrevendo-lhes ou fazendo escrever, confiando a suas orações vossos encargos e intenções e pondo-os ao corrente de vossos trabalhos.
Confiai outrossim na eficácia da oração dos que sofrem e dos enfermos. Fazei-lhes compreender e utilizar seu poder intercessor para as vossas almas.

... O exemplo é dos mais poderosos meios de educação...Nossa atitude diante da oração, nosso modo de fazer o sinal da cruz, o respeito ao pronunciar as palavras da santa Missa, o olhar de fé fixado sobre a Hóstia tem, a nossa revelia, mais influência sobre as almas do que os mais belos discursos.

...O melhor argumento para avivar a fé naqueles que nos rodeiam é provar-lhes por toda nossa vida que agimos conforme o que afirmamos, que nós cremos de verdade naquilo que dizemos.

Nada de mais prejudicial para as crianças do que habituá-las a considerar a virtude como coisa que se diz, mas que se não pratica. Torna-se então o cristianismo um sublime poema, não mais um caminho, uma vida.

(Padre G. Courtois - Educar com êxito)
PS: grifos meus
* Livro escrito para formação pedagógica na vida sacerdotal