sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ligações de amizade

Um amigo fiel, diz o Espírito Santo, é um tesouro inestimável, mas é preciso saber escolhê-lo entre mil, e prová-lo antes de a ele se confiar.
Existe uma amizade de glória, que desaparece na hora da humilhação. Outra, de interesse, que se transforma em inimizade e revela os defeitos do amigo. Outra ainda de prazer, que se esquiva ante a necessidade.
A amizade do cristão deve ser prudente na escolha e fiel no afeto.
***
1º - Prudente na escolha - Um amigo fiel é raro; um falso amigo, muito perigoso. É na própria religião que convém escolher, tanto quanto possível, esse amigo fiel. A simpatia, a espiritualidade, a unidade de espírito e de coração, no amor de Jesus Esucarístia, tornará essa amizade mais doce e mais santa.
2º - Fiel no afeto - Nada é tão delicado quanto o coração do amigo. É mister saber dar ao amigo provas de confiança e de estima; defender-lhe a honra como a sua própria; zelar o seu bem com interesse; ajudá-lo no dia da adversidade. Mas é mister sobretudo advertí-lo caridosamente de seus defeitos - pois nisso consiste a verdadeira prova de amizade; sustentá-lo na prática do bem; fortificá-lo contra os perigos que sua alma possa correr; finalmente, assisti-lo cristãmente se vier a morrer.

( A Divina Eucaristia - São Pedro Julião Eymand - Volume V )