quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Oratio S. Benedicti

Nota do blogue: Agradeço a generosidade de um amigo leitor que envio-me e traduziu esse texto.

Oratio S. Benedicti


Do livro: “Racolta di Divozioni in onore di S. Benedetto Abate”,
Subiaco,
Tipografia dei Monasteri, 1935.

Está escrito na página 42:

Promessa feita por Deus através de um Anjo ao Patriarca S. Bento:

1. A tua Ordem durará até ao fim do Mundo,

2. Nos últimos tempos reinará com fidelidade na Igreja Romana e será conforto para muitos na verdadeira Fé,

3. Na tua Ordem ninguém morrerá a não ser estado de graça. Aqueles que se desviarem e não se emendarem, em tempo serão confundidos, afastados do mal e não morrerão.

4. Quem quer que seja que persiga a tua Ordem, e não reconhecer o erro, sua vida será encurtada ou terá uma má morte.

5. Todos os que amarem a tua Ordem terão uma boa morte.

Ainda na página 14 pode ler-se:

“Memória do glorioso trânsito do S.S. Patriarca Bento.

Numa aparição de S. Bento a Santa Gertrudes, Virgem da sua Ordem, beneficiada por Deus com muitas graças e dons extraordinários, prometeu a qualquer um que durante a sua vida lhe prestar homenagem pelos benefícios que Deus se dignou honrá-lo nos últimos momentos da sua vida, ele o assistirá na hora da sua morte e o defenderá dos ataques do demónio.

A Antífona que se segue foi redigida por S. Gregório o Grande e descreve exactamente o momento da morte do Santo Patriarca:

ANTIPHONA

Stans in Oratorio dilectus Domini Benedictus, Corpore et Sanguine Dominico munitus, inter discipulorum manus imbecillia membra sustentans, erectis in cealum manibus inter verba orationis spiritum efflavit. Qui per viam stratam palliis, et innumeris coruscam lampadibus, caelum ascendere visus est.

V/ Gloriosus apparuisti in conspectu Domini.
R/ Propterea decorem induit te Dominus.

OREMUS

Deus, qui pretiosam mortem Sanctissime Patris Benedicti tot tantisque privilegiis decorasti: concede, quaesumus, nobis ut cujus memoriam recolimus, ejus, in obitu nostro, beata praesentia ab hostium muniamur insidiis. Per Christum Dominum nostrum. R. Amen.

Quem seja portador da medalha de S. Bento, recite a Antífona, Responsório e Oração, arrependido dos seus pecados, S.S. Papa Leão XIII concede Indulgência de 100 dias a obter uma vez em cada dia, e Plenária, a quem se tenha confessado e a tenha rezado no dia da sua Festa e nos nove dias que a precedem.

(Tradução livre e directa do texto em italiano).