quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Humildade

Humildade


1 - Não dizer palavras que possam redundar em meu louvor, ou em minha estimação.

2- Não me alegrar, quando outrem me louva e diz bem de mim; antes desse mesmo louvor tomar ocasião para me  humilhar e confundir mais, vendo que não sou qual os outros imaginam nem qual devo ser; e com isto se pode ajuntar o alegrar-me quando ouço louvar e dizer bem dos outros, e quando disto tiver algum sentimento ou pena, apontá-lo por falta, como também quando tiver alguma complacência ou vão contentamento por dizerem bem de mim.

3- Não fazer coisa alguma por humano respeito, por ser visto ou estimado dos homens, senão puramente por amor de Deus.

4- Não me desculpar, e muito menos lançar a culpa a outrem, nem interior nem exteriormente.

5- Cortar e cercear logo de princípio os pensamentos vãos, altivos e soberbos que me vierem de coisas que toquem à minha honra e estimação.

6- Ter a todos por superiores não só interiormente, mas também na prática e no exercício, havendo-me com todos com aquela humildade e respeito com que os trataria, se fossem meus superiores.

7- Levar com bom ânimo todas as ocasiões que se me oferecem de humildade. Nisto hei-de ir crescendo e juntamente subindo por três graus: primeiro, levando-as com paciência; segundo, com prontidão e facilidade; terceiro, com gosto e alegria; e não hei-de descansar enquanto não tiver este gosto e prazer de ser desprezado e estimado em pouco, por imitar a Cristo, que por amor de mim quis ser abatido e desprezado.

8- Nesta matéria e noutras semelhantes também se pode ter exame de fazer atos e exercícios de humildade ou de outra virtude, assim atos exteriores como interiores, atuando-se nisto umas tantas vezes pela manhã e tantas à tarde, principiando com poucas e continuando cada dia com mais, até ir ganhando hábito e costume daquela virtude.

(Exercício de perfeição e virtudes cristãs pelo V.P.Afonso Rodrigues da Companhia de Jesus, versão do castelhano por Fr. Pedro de Santa Clara, 4ª Edição, Tomo II, primeira parte, união gráfica Lisboa)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...