quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Humildade

Humildade


1 - Não dizer palavras que possam redundar em meu louvor, ou em minha estimação.

2- Não me alegrar, quando outrem me louva e diz bem de mim; antes desse mesmo louvor tomar ocasião para me  humilhar e confundir mais, vendo que não sou qual os outros imaginam nem qual devo ser; e com isto se pode ajuntar o alegrar-me quando ouço louvar e dizer bem dos outros, e quando disto tiver algum sentimento ou pena, apontá-lo por falta, como também quando tiver alguma complacência ou vão contentamento por dizerem bem de mim.

3- Não fazer coisa alguma por humano respeito, por ser visto ou estimado dos homens, senão puramente por amor de Deus.

4- Não me desculpar, e muito menos lançar a culpa a outrem, nem interior nem exteriormente.

5- Cortar e cercear logo de princípio os pensamentos vãos, altivos e soberbos que me vierem de coisas que toquem à minha honra e estimação.

6- Ter a todos por superiores não só interiormente, mas também na prática e no exercício, havendo-me com todos com aquela humildade e respeito com que os trataria, se fossem meus superiores.

7- Levar com bom ânimo todas as ocasiões que se me oferecem de humildade. Nisto hei-de ir crescendo e juntamente subindo por três graus: primeiro, levando-as com paciência; segundo, com prontidão e facilidade; terceiro, com gosto e alegria; e não hei-de descansar enquanto não tiver este gosto e prazer de ser desprezado e estimado em pouco, por imitar a Cristo, que por amor de mim quis ser abatido e desprezado.

8- Nesta matéria e noutras semelhantes também se pode ter exame de fazer atos e exercícios de humildade ou de outra virtude, assim atos exteriores como interiores, atuando-se nisto umas tantas vezes pela manhã e tantas à tarde, principiando com poucas e continuando cada dia com mais, até ir ganhando hábito e costume daquela virtude.

(Exercício de perfeição e virtudes cristãs pelo V.P.Afonso Rodrigues da Companhia de Jesus, versão do castelhano por Fr. Pedro de Santa Clara, 4ª Edição, Tomo II, primeira parte, união gráfica Lisboa)