sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Santa Margarida Maria Alacoque - Devoção ao Sagrado Coração de Jesus


Santa Margarida Maria de Alacoque, nasceu em 1647 na diocese de Autun. Fez, muito nova ainda, voto de virgindade perpétua, e aos vinte e três anos, entrou nas Visitandinas de Paray-le-Monial. Lá, escolhida pelo Senhor para mensageira do seu amor aos homens, teve as três grandes revelações que deram princípio ao admirável movimento da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Santa Margarida repousa sob uma lage no coro da capela das Visitandinas, à beira da grade onde se ajoelhara quando o Senhor lhe apareceu. Foi beatificada por Pio IX em 1864 e canonizada por Bento XV em 1920. O Papa Pio IX estendeu a sua festa à Igreja Universal no dia 17 de outubro.
(Missal Quotidiano e Vesperal - Dom Gaspar Lefebvre)

_________________________________________________

Fundamentos da Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Muitos Papas recomendam esta Devoção:

Papa Pio XII – “Todas as Bênçãos que, do Céu, a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus derrama sobre as almas dos fiéis, purificando-os, trazendo-lhes uma grata consolação celeste e exortando-os a alcançar todas as virtudes, são verdadeiramente inumeráveis.”

Papa Leão XIII – “No Sagrado Coração está o símbolo e a imagem expressa do Amor Infinito de Jesus Cristo, que nos leva a retribuir-Lhe esse Amor.”

O Papa São Gregório Magno († 604 AD) disse: “Aprendei do Coração de Deus e nas próprias palavras de Deus, para poderdes aspirar ardentemente às coisas eternas.”

O Papa São Pio X recomendou esta devoção tal como o Papa Pio XI e como, já antes, o fizera o Bem-Aventurado Papa Pio IX.

Muitos Santos recomendam esta devoção:

O exemplo dos Santos, ao mesmo tempo que é um poderoso incentivo que nos incita à prática de uma devoção que eles próprios praticaram, é também, para nós, um guia modelar que nos mostra como a devemos praticar.

Santa Gertrudes, a Grande (1256-1302), compôs esta Oração expressando o seu Amor: “Eu Vos saúdo, ó Sagrado Coração de Jesus, Fonte viva e vivificante de Vida Eterna, Tesouro infinito da Divindade, Fornalha Ardente do Amor de Deus…”

Santa Catarina de Sena elevou até um grau extraordinário o Amor que dedicou a esta Devoção (ao Sagrado Coração de Jesus): ofereceu o coração todo inteiro ao seu Divino Esposo, tendo obtido em troca o próprio Coração de Jesus. E todos os que leram a vida e a obra de Santos – como S. Francisco de Assis, S. Tomás de Aquino, Santa Teresa de Ávila, S. Boaventura, Santo Inácio de Loyola, S. Francisco Xavier, S. Filipe de Néri, S. Francisco de Sales, S. Luís Gonzaga … – poderão ver a terna devoção, a admiração e a adoração que estes Santos dedicavam ao Sagrado Coração de Jesus.

Mas, acima de todos, recordemos a vida de Santa Margarida Maria Alacoque e as revelações do Sagrado Coração em Paray-Le-Monial. Entre outras graças, ela recebeu do Sagrado Coração de Jesus as seguintes 12 Promessas.


Doze Promessas do Sagrado Coração de Jesus às famílias que honrarem o Seu Sacratíssimo Coração                                                    

1- Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida
2- Estabelecerei a paz nas suas famílias.
3- Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do Meu Sagrado Coração.
4- Hei-de consolá-los em todas as dificuldades.
5- Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte.
6- Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
7- Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia.
8- As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
9- As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.
10- Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos.
11- Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e d’Ele nunca serão apagados.
12- Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá, a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta-Feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no Meu desagrado nem sem receberem os Sacramentos: o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.

Ver mais detalhes desta Santa Devoção:
(http://www.fatima.org/port/essentials/whatucando/otherdevotions/toc.asp)