sábado, 30 de julho de 2011

Salmo 31

Salmo 31


Em Vós me abrigo, Senhor;
jamais fique eu decepcionado;
por Vossa justiça põe-me a salvo.

Dá-me ouvidos, vem depressa libertar-me.
sê minha rocha de refúgio, minha fortaleza salvadora;
pois meu rochedo e fortaleza sois Vós:
por Vosso nome dirigi-me e guia-me;
tira-me da rede que me esconderam;
pois Vós sois o meu amparo.

Em Vossas mãos eu confiava minha vida:
e me livraste, Senhor, Deus fiel.
Odeias os que veneram ídolos vazios;
eu, porém, confio no Senhor.
Festejarei, celebrarei Vossa lealdade,
pois olhaste a minha aflição,
velando por minha vida em perigo.
Não me entregaste ao poder do inimigo,
colocaste meus pés em terreno espaçoso.

Piedade Senhor, pois estou em aperto:
consomem-se de sofrimentos meus olhos,
minha garganta e meu ventre;
minha vida se desgasta na aflição,
meus anos se vão entre gemidos,
por minha culpa decai meu vigor
e se consomem meus ossos.

Sou a caçoada de todos os meus rivais,
meus vizinhos me fazem gestos,
sou o espanto de meus conhecidos:
eles me vêem pela rua e fogem de mim.
Esqueceram-me como um morto,
tornei-me um caco inútil.
Ouço muitos caçoarem de mim:
"Ave de mau agouro",
enquanto conspiram contra mim
e tramam tirar-me a vida.

Mas eu confio em Vós, Senhor;
eu digo: Vós sois o meu Deus.
Em Vossa mão estão minhas sortes:
livra-me dos inimigos que me perseguem.
Mostra a Vosso servo o Vosso rosto radiante,
salva-me por Vossa lealdade.
Senhor, que eu não fracasse por haver-Vos invocado;
fracassem os perversos
e desçam mudos ao Abismo;
fiquem mudos os lábios mentirosos
que proferem insolências contra o justo
com soberba e desprezo.

Que bondade imensa
reservas a Vossos fiéis,
e a concedes, à vista de todos,
aos que em Vós se abrigam.
No Vosso esconderijo pessoal os escondes
das conjuras humanas,
Vós em Vossa tenda os ocultas
de línguas briguentas.
Bendito seja o Senhor que fez por mim
prodígios de lealdade na praça-forte;
e eu que dizia levianamente:
"Vós me expulsaste de Vossa presença".
Mas, Vós escutaste minha súplica
quando Vos pedi auxílio.
Amai o Senhor, Seus fiéis,
pois o Senhor guarda os fiéis,
mas paga com juros
quem age com soberba.
Sede valentes e animados
vós que esperais no Senhor!

(Salmo 31)