quinta-feira, 31 de março de 2011

IV- Meditação (final) - Jesus no Jardim das Oliveiras

IV- Meditação (final)
Jesus no Jardim das Oliveiras


Consideremos Jesus na agonia. Aproxima-se o momento em que Jesus é preso pelos Seus algozes; sofre já no Seu coração todos os tormentos de que Seu corpo vai ser vítima... Não sente somente os tormentos do corpo flagelado senão também todas as dores que merecem os pecados da humanidade.

Ó Jesus, Vós sofrestes também as penas dos meus pecados, para me poupardes, aos tormentos do inferno!

A Vossa agonia foi tão dolorosa que o Eterno Pai Vos enviou um Anjo do céu para Vos confortar. E Vós, Senhor, nesse momento de extrema amargura recorrestes à oração! “Et factus in agonia profixius orabat” e entrando em agonia orava mais intensamente. Que lição Vós me dais, ó Divino Salvador! Por maior que seja a amargura da minha vida, eu terei confiança na bondade do Pai celeste, que sempre me confortará e serei perseverante na oração por mais longo que seja o meu sofrer.

Senhor, antes de terminar esta hora santa passada em união conVosco, permiti que eu faça a minha comunhão espiritual para me unir mais intimamente a Vós.

Comunhão espiritual

Ó Jesus, que tão ardentemente desejais unir-Vos às almas para as santificardes:
Todos: Vinde e vivei em mim.

Ó Jesus, verdadeira luz que nos ilumina neste mundo e nos mostrais o caminho do paraíso:
Todos: Vinde e vivei em mim.

Ó Jesus, força de Deus, que nos amparais em nossas fraquezas e consolais em nossas armarguras.
Todos: Vinde e vivei em mim.

Ó Jesus, exemplar divino de todas as virtudes:
Todos: Vinde e vivei em mim.

Ó Jesus, fonte inesgotável de todos os bens:
Todos: Vinde e vivei em mim.

Ó Jesus. Pão da vida, que alimentais com a graça divina as almas que Vos recebem:
Todos: Vinde e vivei em mim.

Ó Jesus, sabedoria infinita, que dissipais as trevas das inteligências que Vos procuram:
Todos: Vinde e vivei em mim.

Ó Jesus que estais presente na Hóstia Consagrada para que as almas Vos recebam:
Todos: Vinde e vivei em mim.

Ò Jesus, eu Vos amo de todo o meu coração e desejo ardentemente receber-Vos ao menos espiritualmente.
Todos: Vinde e vivei em mim.

(Oração retirada do livreto: Venha a nós o Vosso Reino, manual de piedade para as alunas das irmãs missionárias do Sagrado Coração de Jesus, 1959, com imprimatur)

PS: Grifos meus.

Ver as outras meditações desta série: