sábado, 17 de dezembro de 2011

Olhos para Realidades


Um fenômeno caracteriza os tempos modernos. É que o progresso moral não se tem desenvolvido em forma paralela ao progresso material. Este último foi muito ingente. Tem revolucionado as formas da existência humana e as relações entre os homens. Entretanto o primeiro tem sido vítima de um formalismo estéril, vazio de espírito evangélico, de sincera religiosidade, como observa Contreras. Com denodo e coragem Pio XII diz: 
"Têm-se os homens rebelado contra o cristianismo, verdadeiro e fiel a Cristo e à Sua doutrina. Forjaram um cristianismo à sua maneira. Um novo ídolo que não salva, que não se opõe às paixões da concupiscência da carne, à avidez do ouro e da prata, à soberba da vida. Enfim uma nova religião sem alma, ou uma alma sem religião. Uma máscara de um cristianismo".
Também na família aconteceu o mencionado mal. É só abrir os olhos num leal exame de consciência, portas adentro e quartos trancados. Urge devolver Cristo o que a Ele pertence. Entregar a Deus o que é obra dEle. Um lar que não aceita praticamente a doutrina de Cristo, tranca-Lhe a porta da casa. Não é possível aceitar-Lhe a pessoa e rejeitar Sua doutrina. Ele declarou que não é dEle, que não está com Ele quem recusa Sua doutrina. Tanto vale a norma para indivíduo como para a família, a sociedade inteira.

Por isso, neste programa, tanto insisto sobre a doutrina, a parte de Deus na inteligência humana. Vem acentuada numa repetição teimosa de quem conta com uma florada e uma colheita. Por exemplo, a família que não tiver idéia clara a respeito do "contrato-sacramento" em que vive sonegará a Cristo o que Lhe pertence, mesmo nas sedas do amor humano e físico. É uma vinha plantada pelo Senhor que em vão espera pelos frutos. Assim a família ouvinte saberá que o casamento, do qual nasceu, é uno. Isto é, união de um só homem com uma só mulher. A disfarçada poligamia atual, o divórcio que se converte sucessivamente em poligamia e poliandria, destroem por completo a identidade dos casados, sua união...

(Mundos entre berços pelo Padre Geraldo Pires de Souza)
PS.: Grifos meus.