quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Meditação: Meio seguro de fortalecer e aperfeiçoar a alma

Meio seguro de fortalecer e aperfeiçoar a alma

Aquele que quiser ultrapassar a média comum na vida religiosa, recomendo fazer, outrossim, além das orações vocais, uma meditação diária. A alma se aperfeiçoa melhor no silêncio.

Quem aspirar seriamente a formar o caráter sólido, procure reservar cada dia alguns minutos, um quarto de hora, em que, alheio a todos os demais pensamentos, se ocupe exclusivamente com Deus e sua alma.

A meditação diária metódica é um meio excelente de auto-educação.

Não tem tempo? Julgo que todo o jovem de boa vontade pode incluir em seu programa cotidiana estes quinze minutos da manhã.

Não sabes fazer a meditação? Não é difícil. Escolhes um pensamento, uma verdade da fé, e tratas de penetrar nela, com todas as tuas faculdades; a vontade, a fantasia, a inteligência, a fim de que se enraíze bem profundamente na alma.

O método duma boa meditação é o seguinte:

Como preparação coloca-te, em espírito, na presença de Deus e pede-Lhe que se digne dar-te sua graça para uma boa meditação. Em seguida analisa a verdade escolhida para assunto, mediante a inteligência e a fantasia, considerando todas as suas particularidades, embora mínimas, e deixa atuar as impressões que surgem, sobre todas as faculdades da alma.

Encrementes pergunta em cada pormenor:

Que é que se conclui para mim, desta verdade?
Vivi de acordo com ela, até o presente?
Se não tiver sido assim, como quero viver daqui para o futuro?
(Faze aqui o firme propósito de aplicar durante o dia, a verdade conhecida)

Antes de terminar a meditação, fala ainda com Deus, em breve e sincero colóquio:
"Senhor, agradeço a graça com que me iluminastes durante minha contemplação. Rogo-Vos me ampareis com vosso auxílio a fim de poder cumprir as resoluções tomadas".

Então, é difícil?

A finalidade da meditação é concentrar-se alguém em pensamentos religiosos, e expor a alma aos seus raios confortadores e vivificantes. Bem sei que a meditação diária sistemática exige certo sacrificio de tempo; entretanto, seus ótimos efeitos educativos são sumamente compensadores.

Quando tivermos feito bem a meditação, por alguns meses, já sentiremos a alma bem mais achegada a Deus, a vontade revigorada, nossa mentalidade mais nobre, isto é, avançamos um grande passo na formação de nosso caráter. A facilitar-nos a meditação temos os Evangelhos (basta algumas linhas, diariamente), a "Filotéia" de São Francisco de Sales, a "Imitação de Cristo", e outros.

Será isto um penoso trabalho do dia? Sim, pode ser um peso, mas que alivia e eleva. As asas são igualmente um peso para a ave; se a tirares, porém, ela já não poderá voar!

(A Religião e a Juventude - Mons. Tihamér Tóth)
PS: Grifos meus