domingo, 22 de janeiro de 2012

Pensamento da noite de 22/01/2012

SALMO 76


Minha voz se eleva para Deus e clamo. 
Elevo minha voz a Deus para que Ele me atenda.
No dia de angústia procuro o Senhor. 
De noite minhas mãos se levantam para Ele sem descanso;
e, contudo, minha alma recusa toda consolação.
Faz-me gemer a lembrança de Deus; na minha meditação, sinto o espírito desfalecer.

Vós me conservais os olhos abertos, estou perturbado, falta-me a palavra.
Penso nos dias passados, lembro-me dos anos idos. 
De noite reflito no fundo do coração e, meditando, indaga meu espírito: 
Porventura Deus nos rejeitará para sempre? 
Não mais há de nos ser propício? 
Estancou-se Sua misericórdia para o bom? 
Estará Sua promessa desfeita para sempre? 
Deus se terá esquecido de ter piedade? 
Ou Sua cólera anulou Sua clemência? 
E concluo então: 
O que me faz sofrer é que a destra do Altíssimo não é mais a mesma. 
Das ações do Senhor eu me recordo, lembro-me de Suas maravilhas de outrora. 
Reflito em todas Vossas obras, e em Vossos prodígios eu medito. 

Ó Deus, santo é o Vosso proceder. Que deus há tão grande quanto o nosso Deus? 
Vós sois o Deus dos prodígios, Vosso poder manifestastes entre os povos. 
Com o poder de Vosso braço resgatastes Vosso povo, os filhos de Jacó e de José. 

As águas Vos viram, Senhor, as águas Vos viram; 
elas tremeram e as vagas se puseram em movimento. 
Em torrentes de água as nuvens se tornaram, elas fizeram ouvir a Sua voz,
de todos os lados fuzilaram Vossas flechas. 
Na procela ribombaram os Vossos trovões, os relâmpagos iluminaram o globo; 
abalou-se com o choque e tremeu a terra toda. 

Vós vos abristes um caminho pelo mar, uma senda no meio das muitas águas,
permanecendo invisíveis Vossos passos. 
Como um rebanho conduzistes Vosso povo, pelas mãos de Moisés e de Aarão.