quinta-feira, 12 de maio de 2016
domingo, 1 de maio de 2016
sábado, 30 de abril de 2016
DEUS E O SENTIDO DA VIDA
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RAFAEL LLANO CIFUENTES | 412 PÁGINAS | ESPIRITUALIDADE | BROCHURA.
O homem moderno frequentemente se depara com um sentimento de angústia, ansiedade, desamparo, vazio: "São existências meramente vegetativas, que se deixam levar pelas flutuações à sua volta, que não detêm o timão do próprio percurso" (prefácio de Tarcísio Padilha).
Em Deus e o sentido da vida, Dom Rafael Llano Cifuentes tece algumas reflexões acerca daquilo que todo ser humano, movido pelas suas inquietações, um dia já se perguntou: o sentido da vida.
As páginas deste livro vêm ao encontro dessa busca, também através de exemplos de vida: "Deixaremos falar, enfim, vozes muito diferentes pela sua nacionalidade, época e circunstâncias geográficas e culturais. E nos alegraremos ao compreender que as suas opiniões, perplexidades e afãs, alegrias e penas, são também as nossas".
segunda-feira, 25 de abril de 2016
Belezas que refletem Deus...
A beleza quando não associada ao desejo de transparecer Deus é muito perigosa! Felizes daqueles que bem souberam usar sua beleza para o bem, malditos os que usam para o mal. A beleza é algo que está além de traços, está mais enraizada no olhar... o olhar revela o interior de uma alma e que bela quando essa é enamorada de Deus!
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[Padre Júlio Maria de Lombaerde] |
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[Beato José Luís Sánchez] |
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[Carmelita Maria Felicia Guggiari] |
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[Santa Gemma Galgani] |
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[Beata Imelda Lambertini - Patrona dos que receberão a primeira comunhão] |
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[Santa Bernadette] |
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[Beato Pier Giorgio Frassati] |
[Venerável Teresa González-Quevedo] |
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[Venerável Padre Rodolfo de Komórek] |
sábado, 23 de abril de 2016
3. ANTES DO NASCIMENTO
Nota do blogue: Acompanhe esse especial AQUI.
II.
CONDIÇÕES DE ÊXITO
3. ANTES DO NASCIMENTO
A educação de uma criança começa 20 anos
antes do seu nascimento, pela educação de sua mãe. Não haverá uma parte de
verdade nessa frase de Napoleão?
A experiência, de um lado, e os últimos estudos
científicos sobre a hereditariedade, de outro, não nos mostram que uma mãe
marca profundamente o filho com as suas próprias marcas?
• Se há um período durante o qual a mãe
desempenha papel preponderante para o que serão as tendências e
os traços morais de seu filho, é o período pré-natal, durante o qual
ela pode dizer verdadeiramente: “Eu sou também ele; ele é qualquer coisa
de mim”, de tal maneira é íntima a participação orgânica do filho em sua mãe,
tão grande é também a interdependência entre o físico e o moral.
• No curso desses nove meses de pré-educação,
que a jovem mãe sempre repita: posso ajudar meu filho a tornar-se
o que ele deve ser, sendo-o eu mesma; posso ajudar meu filho a ser
calmo, permanecendo calma, a ser sorridente, tendo eu o sorriso; a ser
forte, sendo eu corajosa; a ser puro, afastando eu todo devaneio malsão; a ser
bom, sendo eu benevolente para todos.
•
No plano sobrenatural, de que manto de graças pode uma jovem mãe envolver
o filho por pouco que ela pense, de tempos em tempos, na presença
concomitante nela do Cristo pela graça, e do seu rebento pelo sangue, por
pouco também que em união com Maria ela ofereça o pequeno ser à luz divina.
Mística,
dir-se-á talvez! Simples lógica de nossa fé...
• Não é
tempo perdido para uma jovem futura mãe reservar cada dia, por exemplo, no
começo da tarde, alguns minutos para repousar, deitada. Ocasião
maravilhosa de volta à calma e de aprofundamento interior.
• As melhores condições físicas e
psicológicas para que a criança se desenvolva de modo mais sadio possível
consistem em que o filho seja o mais desejado possível.
• Certas crianças chegam quase a se sentir
culpadas de haverem nascido. A criança não tem apenas necessidade de
ser alimentada, tem também necessidade de ser amada.
• Há crianças que são desejadas pela mãe como
compensação de sua infelicidade conjugal; há aí um desejo cativante (por
amor de si mesma, o desejo de reencontrar-se no filho), há quase como um
papel de filho vingador que se procura fazê-lo desempenhar. Não há como aí
encontrar garantias de um feliz desenvolvimento. Ao contrário, as melhores
condições se realizam quando o filho é desejado, não tanto como filho, mas
como consagração do amor mútuo, quer dizer, quando a mulher deseja um
filho “de seu marido” (e o marido “de sua mulher”).
SERENIDADE E PAZ PELA ORAÇÃO
(Clique AQUI e saiba mais)
RAFAEL LLANO CIFUENTES | 312 PÁGINAS | ESPIRITUALIDADE.
Um escritor que perde sua esposa, um empresário que enfrenta um câncer, uma mãe de família que luta para conciliar os cuidados do lar com os afazeres profissionais... O autor nos apresenta o quadro das nossas vidas: com ritmo acelerado, repleto de exigências e expectativas, que faz perder a paz e afligir-se com um futuro incerto. Aponta-nos, porém, que a tão desejada serenidade não vem da falta de problemas, mas de uma vida interior intensa, rica e ordenada para Deus.
Serenidade e paz pela oração ensina a aproveitar as contradições do cotidiano, transformando-as em oração, em diálogo intenso com Nosso Senhor, fonte de toda paz e misericórdia.
sexta-feira, 22 de abril de 2016
2. VOSSA TAREFA É DIFÍCIL
Nota do blogue: Acompanhe esse especial AQUI.
2.
VOSSA TAREFA É DIFÍCIL
Vossa tarefa é difícil porque a criança é
possibilidade tanto para o bem como para o mal. Nela, como em todo homem,
há tendências más que é preciso neutralizar, e tendências boas que é preciso
descobrir, suster, encorajar.
• Vossa tarefa é difícil porque se realiza
muitas vezes em duras condições. Para inúmeros pais a exiguidade de
alojamento, as dificuldades de encontrar ajuda, os horários do trabalho
externo, complicam singularmente a tarefa e roubam freqüentemente o tempo de
pensar com calma nos problemas que toda educação suscita. Eles se reduzem a
agir sob a influência dos impulsos ou da rotina, deixam de surpreender-se
quando perdem pouco a pouco a autoridade e mesmo — sem que se apercebam —
a confiança dos filhos.
• Vossa tarefa é difícil porque não há método
nem receita infalível que sirva para tudo. Decerto, há princípios de
bom-senso e de experiência que é preciso conhecer (tantos pais os
ignoram!), mas cada criança é um caso isolado. Ainda mais, a criança é um
contínuo transformar-se, e por conseguinte, para a mesma criança, ao
número de anos corresponde o de outros tantos comportamentos diversos.
• Vossa tarefa é difícil porque nem sempre é fácil
compreender a criança, saber exatamente o que se passa dentro dela. As reações
infantis nem sempre são imediatas, algumas se fazem sentir retardadamente. De
quando em quando nos surpreendemos com as repercussões longínquas de um gesto,
de uma palavra, de um incidente aos quais nós, adultos, havíamos deixado de dar
importância.
• Vossa tarefa é delicada porque os desvios de
rota, imperceptíveis no começo, ameaçam, se não lhes imprimimos, em tempo
útil, retificações oportunas, transformar-se em becos sem saída que se
traduzem por obstruções de confiança ou oposições latentes que explodirão
hoje ou amanhã.
• Não se educam as crianças de hoje nas mesmas
condições de outrora. O mundo evolui em cadência acelerada, principalmente
depois de guerras que se multiplicam. As aplicações técnicas das descobertas
científicas imprimem às nossas vidas ritmo por vezes inumano.
No mesmo meio social há mais diferença entre as
condições de vida da criança de hoje e as dos seus pais quando também o eram,
do que entre as dos seus pais e as dos seus avós.
• Se não prestarmos atenção, alargar-se-á
muito depressa o fosso entre as gerações. As próprias palavras correm
o risco de não mais ter o mesmo sentido.
• Se a tarefa da educação é difícil e
delicada, cumpre, entretanto, evitar o desânimo e o pessimismo. Decerto
não há panaceias universais, do mesmo modo que não há
crianças idênticas; como quer que seja, há princípios gerais
cujo conhecimento e cuja aplicação evitam numerosos equívocos.
• É preciso buscar conhecer esses princípios,
frutos da experiência, e da observação, mas também de um estudo
aprofundado da natureza psicológica da criança através dos diferentes estágios
de sua evolução.
Mas, é preciso ainda colocar problemas...
Conhecemos pais sempre inquietos quando se trata da saúde física
dos filhos, e que jamais formulam questões quando se trata de sua
higiene mental e de sua formação moral.
• Eis um fato: raros são ainda os pais
que se preocupam com os problemas de educação. Alguns nem sequer lhes
suspeitam a existência. Outros os resolveram por antecipação, seja com
brutalidade, seja pela abdicação erigida em sistema.
• Mas, há felizmente outros
— e entre esses vos incluo, leitor amigo — que
sentem muito bem a necessidade de aprender. Atenção, contudo! Não há
manual capaz de suprir a reflexão pessoal e a intuição
maravilhosa do amor verdadeiro que procura, acima de tudo, o bem da criança às
expensas, se necessário, de nossa tranquilidade pessoal.
• Muitos pais se desinteressam pela formação
moral dos filhos. Dão-lhes roupas, alimentos, mas não têm bastante cuidado
com os seus espíritos e almas. Por vezes, os abandonam
ostensivamente aos próprios impulsos. Uma mãe fala sobre o filho:
“Proibi-o de fazer isso, mas tal foi a sua raiva que na próxima vez não
proibirei mais.” — Ou então se demitem inteiramente da função que lhes cabe
em benefício dos educadores profissionais. Eis outra mãe que leva ao mestre
o filho choramingas: “Castigue-o, por favor, que já não o aguento mais.” —
Por outro lado, quando os educadores conscienciosos apontam aos pais algum
defeito das crianças que lhes foram confiadas, alguma insuficiência no
trabalho, alguma infração à disciplina, em vez de testemunharem gratidão
pela ajuda que lhes é assim fornecida, os mesmos pais assumem
imediatamente a defesa do filho e não trepidam em demolir a necessária autoridade
daqueles cuja orientação pediram.
• A educação é uma ciência e uma arte das mais
delicadas. Nos animais basta o instinto. No homem, é preciso um esforço de
inteligência e de reflexão.
• Não se construiria uma casa sem estudar
arquitetura; não se educa uma criança sem aprendizagem. Aprende-se a arte
de selecionar as plantas e os animais, não a de educar um filho. Educar é
também cultivar; ninguém se intitularia horticultor sem se informar e
se instruir. No entanto, improvisam-se educadores! Trata-se de exercitar
um espírito, uma vontade, um coração: não se empregaria um monitor de
ginástica sem certificado, e nenhum certificado é exigido para modelar e
desenvolver uma idéia, um plano, mas de modo algum a iniciar uma vida
jovem! Educar é polir, ornar: ninguém se intitula joalheiro, pintor ou
escultor senão depois de longa preparação; mas para modelar uma alma
vai-se de qualquer jeito! Educar é fortificar: só se chega a ser médico do
corpo depois de longos estudos, mas há quem oriente, quem cuide dos espíritos
e dos corações sem haver aprendido ou exercido esse ofício difícil![1]
• “Tudo o que é emprego, profissão da vida
temporal e terrestre, certamente de menor importância, vê-se precedido de
longos estudos e de cuidadosa preparação. Enquanto que para o emprego e
para o dever fundamental da educação dos filhos muitos pais, hoje em
dia, se mostram nada ou pouco preparados, mergulhados que estão em
suas preocupações temporais.”
• Não pensais que deviam multiplicar-se as
escolas de pais onde, sem pedantismo, sem frases eruditas, sem
ouvir tratar a criança normal como um anormal que se ignora,
os jovens casais poderiam aprender os princípios elementares da
educação?
• Em todo o caso, o que importa para todo educador
é jamais perder a cabeça, mesmo se o seu papel é difícil. Algumas “ratas”
ou faltas de jeito esporádicas não têm importância porque a perfeição não é
deste mundo, o essencial é que essas “ratas” ou maus jeitos não sejam o
pão cotidiano, como se verifica infelizmente amiúde.
• Em certas horas difíceis, o pensamento de
que Deus é o grande mestre das almas vos sugerirá chamá-lo em
vosso auxílio. Tendes um direito certo à Sua luz, e Sua ação completará,
no próprio interior da alma de vossos filhos, os esforços que fareis para agir
segundo o Seu amor.
• Não esqueçais também os
protetores de vossos filhos. Sua força depende do apelo que lhes fizerdes.
Recorrei a Nossa Senhora que é, no sentido mais profundo da
palavra. Mamãe de suas almas; ao Anjo da Guarda
especificamente designado para cada um; ao Santo que vós lhes destes
como Patrono; e, por fim, a todos esses avós dos quais ignorais talvez
os nomes, a história, ou ainda as virtudes e os méritos, e que gozam todos
— ou quase todos — da felicidade maravilhosa de poder “passar o seu céu fazendo
o bem sobre a terra”; e vossos filhos, já herdeiros de tais virtudes,
serão beneficiários da intercessão de todos eles na medida em
que lhes solicitardes a intervenção.
[1] Henbi Pradel, La Collaboration de la Famille et
de 1’Êcole, pág. 4.
quarta-feira, 20 de abril de 2016
1. VOSSA MISSÃO É BELA
Nota do blogue: Acompanhe esse especial AQUI.
1.
VOSSA
MISSÃO É BELA
No pensamento de Deus, uma criança é um santo em
flor. Querendo ou não, sois os colaboradores de Deus. Vós o fostes na obra
admirável da “criação” dos vossos filhos. Deveis sê-lo também na obra de
sua “educação”, que não é menos bela.
• Educar vem de duas palavras latinas: ex ducere, tirar de, fazer
brotar de. É extrair de uma criança, tanto quanto possível, com a sua
colaboração cada vez mais consciente, à medida que cresce, um homem, um
cristão, um santo; é, noutros termos, fazer resplandecer, com a graça do
Senhor, a efígie do Cristo no seu rosto de homem.
• Não se fale de utopia. Se tivéssemos a fé como
um grão de mostarda... Lembremo-nos das palavras de São Paulo sobre o
ideal cristão: Vivo, mas não sou
mais que vivo, é o Cristo que vive em mim[1] e da afirmação
deslumbrante de São João: Chamam-nos
filhos de Deus, e o somos.[2]
• Os pais nunca devem ser orgulhosos: o orgulho
esteriliza e desorienta; mas, eles têm o direito e o dever de ser
ambiciosos, de possuir a ambição mais nobre que existe: ajudar seus filhos
a realizar o que, no Seu plano de amor, Deus espera de cada um deles.
• Cada criança não realizará o mesmo papel. Cada
uma, aliás, não recebeu o mesmo número ou a mesma natureza de talentos do
seu irmão. Pouco importa. O essencial é que cada uma desenvolva os seus
próprios dons. Não consistirá a educação, em primeiro lugar, na
aprendizagem dessa valorização dos talentos recebidos?
• A criança é um “valor” de preço infinito
confiado por Deus ao espírito, ao coração e às mãos dos pais, valor
humano... valor divino... valor eterno...
• Toda alma
que se eleva, eleva o mundo.[3] Grandeza e beleza do
vosso papel? Preparar os fermentos que erguem o mundo e o ajudam a
tornar-se melhor e mais feliz.
• Há uma graça específica dos pais para a educação
dos filhos, e é normalmente por eles que Deus passa primeiro para lhes
modelar o coração e o espírito.
• Há uma ação comum, insubstituível, do pai e
da mãe, na educação dos filhos. São possíveis os suplementos de dedicações
admiráveis. Qualquer, porém, que seja o valor ou a competência dessas
dedicações, não ultrapassarão o papel suplementar, não valerão a
influência conjugada do pai e da mãe para aquele que é carne de sua carne
e no qual a sua unidade se encarna.
• Nada pode substituir a educação inicial dada
pela família. É em grande parte porque os pais foram postos em minoria,
durante o último meio-século, que eles próprios perderam a confiança na sua
missão e nos seus direitos de educadores. É também porque muitos deixaram
dissipar-se a noção de uma doutrina moral, que afinal se debilitaram
na sua missão educadora.
• Não há ação mais salutar do que a que consiste
em dar aos pais noção clara do esplendor de sua missão.
[1]
Gal. II- 20.
[2]
I S. João, III – 1.
[3]
Elizabeth Leseur.
OS SANTOS ANJOS DA GUARDA
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DESCRIÇÃO
"Deus ordenou aos seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos." (Sl 91,11). É uma verdade de fé, diz o exímio teólogo Francisco Suárez, que Deus, em sua inefável providência, confiou os homens, enquanto peregrinam por este mundo, à guarda dos Santos Anjos. E é igualmente doutrina católica que a cada homem, desde o primeiro instante do seu nascimento, é destinado um anjo em especial como seu particular guardador.
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