quarta-feira, 12 de setembro de 2012

São Autônomo, Bispo, Confessor e Mártir

Fonte: Escravas de Maria
12/09 Quarta-feira
Festa de Terceira Classe Santíssimo Nome de Maria
Paramentos Brancos 



Santíssimo Nome de Maria, Festa do Santo Nome de Maria, ou simplesmente Santo Nome de Maria. A festa celebra o nome de Maria, mãe de Jesus. A festa era celebrada apenas em Cuenca, Espanha, quando foi instituída em 1513. Era inicialmente comemorada em 15 de setembro. Em 1587, o Papa Sisto V mudou o dia da celebração para 17 de setembro. O Papa Gregório XV estendeu a festa para a Arquidiocese de Toledo em 1622. Em 1666 os Carmelitas Descalços receberam a permissão para recitar o Ofício do Nome de Maria quatro vezes por ano (dúplice). Em 1671, a festa foi estendida para toda a Espanha.


Após a vitória dos cristãos, conduzida pelo rei Jan III Sobieski da Polônia, sobre os turcos na Batalha de Viena, em 1683, a festa foi estendida a toda a Igreja Universal pelo Papa Inocêncio XI, e atribuída ao domingo após o Nascimento de Maria. Antes da batalha, o rei Jan Sobieski colocou suas tropas sob a proteção da Virgem Maria.     

Em 1683, os turcos atacaram Viena, procurando atingir a Europa cristã. Novamente o exército dos países cristãos vence os agressores com a bravura do rei da Polônia, João Sobieski. Logo em seguida a Hungria se liberta de 150 anos de dominação muçulmana.

Em ação de graças pelo auxílio de Nossa Senhora. Após a batalha o papa Inocêncio XI instituiu a festa do Santíssimo nome de Maria, no dia 12 de setembro homenageia Maria, estendeu a festa para toda a Santa Igreja.                                                  


Na manhã do dia da batalha, Sobieski colocou-se, bem como a todo seu exército, sob a proteção de Maria Santíssima. E assistiu à Santa Missa, durante a qual permaneceu rezando com os braços em forma de cruz. Ao sair da igreja, ordenou o ataque. Os turcos fugiram cheios de terror e abandonaram tudo, até o grande estandarte de Maomé, que o vitorioso rei católico enviou ao Soberano Pontífice como homenagem a Maria. Pronunciar o nome de Maria é encanto especial. Em Maria tudo lembra Deus: seu amor, sua bondade, sua misericórdia, sua lealdade, sua disponibilidade. Nela tudo se refere a Cristo: sua simplicidade, sua humildade, o acolhimento da sua Palavra. Celebrar o nome de Maria é beber da água pura da fonte, é abrir o coração para a ternura de Deus e para os nobres sentimentos da fé. Lembrar Maria e seu nome bendito, é penetrar na história do novo Povo de Deus.A festa exemplifica o foco na Mariologia e na veneração da Bem-aventurada Virgem Maria. Em Roma uma das duas igrejas gêmeas no Fórum de Trajano é dedicada ao nome de Maria.   
                                                                                                                                  
Santo Autônomo mártir era um bispo na Itália. Durante o tempo da perseguição contra os cristãos sob o imperador Diocleciano (284-305 d.C.), São Autónomos deixou seu próprio país e foi para Bitínia, na localidade de Soreus com um homem chamado Cornélio. São Autônomo fez o seu dever de zelo apostólico e convertia muitos pagãos para grande Igreja Cristo , para a qual ele consagrou um templo em nome do Arcanjo São Miguel. Para esta Igreja, o Santo no primeiro ordenado Cornélio como diácono e depois presbítero. Pregar sobre Cristo, São Autônomo visitou também Lykaonia e Isauria. Imperador Diocleciano deu ordens para prender Santo Autônomo, mas o Santo retirou-se para Claudiópolis no Mar Negro. Em voltar a Soreus, ele ordenou o Cornélio Sacerdote e Bispo. São Autônomo então foi para a Ásia, e quando ele voltou de lá, ele começou a pregar nas proximidades de Lima, perto Soreus. Uma vez, os recém-convertido destruíram um templo pagão. Os pagãos decidiu vingar-se dos cristãos. Aproveitando a oportunidade, os pagãos se apoderou da Igreja de São Miguel Arcanjo, quando São Autônomo estava a celebrar os Sagrados Mistério foi no altar pelos pagãos enfurecidos espancado até a morte com paus e pedras o mataram, e ficou um vermelhidão no altar da Igreja com seu sangue. Assim se ele mesmo se tornou uma hóstia de Cristo. Deoaconess Maria removeu o corpo do santo mártir de debaixo de uma pilha de pedras e enterrou.   
                                                                                                                           

Durante o reinado de São Constantino, o Grande, foi construída uma Igreja sobre o túmulo do Santo. Em 430 d.C., um padre da igreja velha puxou para baixo não percebendo que o corpo do mártir foi enterrado sob ela, e reconstruiu a igreja em um novo local. No entanto, depois de 60 anos as relíquias do santo foram encontrado  e o corpo foi encontrado incorrupto, e uma igreja foi construída em nome dos Santo Autônomo mártir. 
_________________________________________
Epístola
Eclesiástico  24,23-31  
                                                                                                                             
23.Cresci como a vinha de frutos de agradável odor, e minhas flores são frutos de glória e abundância.24.Sou a mãe do puro amor, do temor (de Deus), da ciência e da santa esperança,25.em mim se acha toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude.26.Vinde a mim todos os que me desejais com ardor, e enchei-vos de meus frutos;27.pois meu espírito é mais doce do que o mel, e minha posse mais suave que o favo de mel.28.A memória de meu nome durará por toda a série dos séculos.29.Aqueles que me comem terão ainda fome, e aqueles que me bebem terão ainda sede.30.Aquele que me ouve não será humilhado, e os que agem por mim não pecarão.31. Aqueles que me tornam conhecida terão a vida eterna.
_________________________________
Evangelho
São Lucas 1, 26,38
                                                                                                                              
26.No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,27.a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.28.Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.29.Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.30.O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.31.Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.32.Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,33.e o seu reino não terá fim.34.Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?35.Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.36.Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,37.porque a Deus nenhuma coisa é impossível.38.Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.