sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Formação do caráter - Obra sublime!

Formar nossa alma à imagem que Deus quis em nós, eis a obra sublime a que chamanos educação de nós mesmos. Esse trabalho, meu filho, ninguém pode fazê-lo por ti; deve ser execurado pessoalmente por todo homem. Podem os outros dar-te conselhos, indicar o caminho exato; mas tu é que deves sentir a necessidade de fazer avultar em tua alma a magnífica imagem que Deus ocultou nela, tu é que deves sentir o desejo de ser nobre, forte e puro.

Deves conhecer-te a ti mesmo, saber o que tua alma tem de nociso e o que lhe falta de bem. Devez fazer tu mesmo essa educação de tua alma, sabendo muito embora que o êxito te custará muitos esforços, abnegação e domínio de si. Será mister que te recuses com freqüência aquilo mesmo que tanto quererias fazer, que faças também muitas vezes o que não é de teu gosto.

Acima de tudo, precisarás cerras os lábios e erguer corajosamente a fronte para ficares firme, mesmo quando tuas boas intenções viesses a fracassar repentinamente. Desses esforços, depende a formação do teu caráter, toda a tua vida.

... Mas cumpre também que levemos a nossa vontade até confundir-se com a vontade de Deus. A escola mais sublime do caráter é alcançar dizer do fundo do coração:

"Senhor, seja feita a vossa vontade, e não a minha!"

A melhor forma da educação de si próprio é perguntarmo-nos tão frequente quando possível, após as nossas ações, palavras e mesmo pensamentos: "Senhor, foi mesmo Vossa vontade o que eu disse ou fiz? Quisestes Vós realmente que eu dissesse ou fizesse assim?"

E é já, que urge começar essa educação do teu caráter, meu filho; agora, durante os anos da tua juventude. Se esperares para quando chegar a idade madura, será tarde demais. O caráter não se desenvolve no torvelinho da vida. Pelo contrário, aquele que mergulha na agitação do mundo sem um caráter firme, perde facilmente o exíguo caráter que trazia.

(O moço de caráter - Dom Tihamer Roth)
PS: Grifos meus