sábado, 10 de agosto de 2013

Catecismo do Padre Spirago - Parte 27

Nota do blogue: Acompanhe essa transcrição AQUI.

A Igreja (2)
O Chefe da Igreja


Quem Cristo designou para ser chefe da Igreja?

Cristo designou a S. Pedro para chefe da Igreja.

Jesus Cristo, o soberano da terra, chama-se o chefe invisível da Igreja, enquanto seu vigário na Terra, o Papa, chama-se de chefe visível.

Com que palavras Cristo nomeou a S. Pedro chefe da Igreja?

Cristo nomeou a S. Pedro chefe da Igreja com as seguintes palavras: “Apascenta minhas ovelhas, apascenta meus cordeiros”, e “A ti quero entregar as chaves do Reino do Céu”.

A chefia das ovelhas (os fiéis) e a dos cordeiros (os apóstolos) Cristo lhe conferiu depois de sua ressurreição, nas margens de Genesaré. A caminho de Cesaréia de Felipe, Cristo louvou S. Pedro por sua intrépida profissão de fé na sua divindade e acrescentou: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas (= o poder) do inferno não prevalecerão contra ela. A ti entregarei as chaves do Reino do Céu ( = supremo poder na Igreja). Tudo o que ligares na Terra, será ligado no Céu, e tudo o que desligares na Terra será desligado no Céu”. Os santos apóstolos reconheceram S. Pedro como seu chefe, pois, quando nos evangelhos se mencionam os nomes dos Apóstolos, o de S. Pedro está sempre em primeiro lugar.

Como se passou o poder supremo da Igreja para o bispo de Roma?

O Supremo poder da Igreja passou-se para o bispo de Roma, porque S. Pedro morreu como bispo de Roma.

Depois do anjo libertá-lo do cárcere de Jerusalém, S. Pedro seguira para Roma, onde foi bispo mais de 25 anos. Lá ele foi crucificado (em 67) de cabeça para baixo, como vários documentos do século I fazem referência. Desde então começaram os fiéis a visitar o túmulo de S. Pedro em Roma, e sobre este túmulo está construída a basílica de S. Pedro. O ministério do Papa chama-se, desde aquele tempo de Cátedra de S. Pedro,

Já nos primeiros séculos do cristianismo os bispos de Roma exerceram o primado na santa Igreja. S. Clemente, bispo de Roma, resolveu no ano 100 uma questão na Igreja de Corinto. No século II, S. Vitor, bispo de Roma, proibiu os cristãos da Ásia Menor de festejarem a Páscoa com os judeus. No século II, Sto. Estevão, bispo de Roma, proibiu aos bispos norte-africanos rebatizarem os hereges convertidos à Igreja. Desde sempre o Papa foi chamado “sumo sacerdote” e “bispo dos bispos”.

Como se costuma chamar o chefe da Igreja?

O chefe da Igreja costuma-se chamar Papa, Santo Padre ou Vigário de Cristo.

Papa quer dizer “pai”: por ser o pai da cristandade. “Santo Padre” ou “Sua Santidade” por causa de sua alta dignidade. Chama-se Vigário de Cristo, porque faz as vezes de Cristo. Diz-se ainda papa romano, por ter sua sede em Roma.

O Papa traja um hábito talar branco e usa uma tríplice coroa (tiara) em sinal do supremo ministério doutrinário, sacerdotal e pastoral; e usa o báculo com tríplice cruz. Houve até hoje mais de 260 Papas. O que governou por mais tempo foi S. Pedro, com 33 anos de governo.