sábado, 10 de agosto de 2013

Catecismo do Padre Spirago - Parte 26

Nota do blogue: Acompanhe essa transcrição AQUI.

A Igreja (1)
A organização da Igreja


O que é a Igreja Católica?

A Igreja Católica é a instituição visível estabelecida por Jesus Cristo, na qual os homens são educados para o Céu.

A Igreja é um estabelecimento como a escola: há um diretor, professores e alunos. Ao passo, porém, que a escola só educa para o mundo, enquanto a Igreja quase só educa para o Céu. Ela continua a obra de Cristo em virtude da missão a ela conferida por Cristo pouco antes de subir ao Céu. Por “Igreja” não entendemos, portanto, o edifício construído de pedras, mas sim a cristandade inteira, com seus chefes.

Por que a Igreja se chama Igreja “Católica”?

A Igreja se chama “católica”, porque é uma Igreja para todos os povos da Terra.

A Igreja de Jesus Cristo absolutamente não é destinada exclusivamente para uma ou outra nação, pois Cristo morreu por todos os homens e quer santificar a todos pela sua Igreja. Por isso ele compara a sua Igreja com um aprisco, em que quer reunir todas as ovelhas sob as ordens de um só pastor. Ele diz: “Haverá um só rebanho e um só pastor”. Católico quer dizer “universal”. A Igreja Católica significa pois, Igreja universal.

Por que chamamos a Igreja de nossa Mãe?

Chamamos a Igreja de nossa Mãe, porque ela nos educa como uma boa mãe.

Ela é mãe também, porque, pelo batismo, nos dá a vida da alma. Chama-se também de Reino (Reino de Deus, Reino dos Céus) por causa da hierarquia que nela existe. Assim como no exército há oficiais superiores, inferiores e soldados, na santa Igreja há Papa, os bispos, os sacerdotes, os diáconos, os fiéis, etc.

De que forma a Igreja nos educa para o Céu?

A Igreja nos educa para o Céu exercendo o seu tríplice ministério que lhe foi conferido por Jesus Cristo: doutrinário, sacerdotal e pastoral.

O ministério doutrinário consiste na pregação, o sacerdotal na distribuição dos meios da graça, o pastoral no governo dos fiéis por meio de mandamentos e normas semelhantes. Na Igreja há, portanto, a Igreja docente (que ensina) e a discente (que aprende). Pertence à Igreja docente o Papa, os bispos e os sacerdotes enviados por eles, enquanto pertencem à mesma Igreja discente os cristãos católicos.