sexta-feira, 12 de julho de 2013

Catecismo do Padre Spirago - Parte 12

Nota do blogue: Acompanhe essa transcrição AQUI.



A existência de Deus
Deus e Suas criaturas (1)

Por onde conhecemos que existe um Ser Supremo?

Conhecemos que existe um Ser Supremo pela existência das criaturas, pela ordem que há no universo e pela revelação divina.

1) Os astros celestes e a terra com todas as criaturas que nela existem não podem ter nascido por si só. Assim como pelos rastros que encontramos na areia calculamos que alguém deve ter passado por ali, do mesmo modo concluímos das obras de Deus para a existência dele. Tão pouco como uma vela se acende sozinha, tão pouco também a luz do sol e das estrelas veio por si. Um globo não se faz sozinho; muito menos os poderosos globos siderais se fizeram por si mesmos. Tem razão a S. Escritura quando diz: "Os céus narram a gloria de Deus".
2) Também a admirável ordem existente no universo permite concluir em um organizador de excelente inteligência. Por menor que seja uma casa, sempre exige um construtor; o relógio, um relojoeiro. E a construção arquitetônica gigantesca do universo havia de existir por si só? As estrelas descrevem tão pouco as suas rotas sozinhas, como um navio não faz sozinho um circuito pelo mundo, pare terminar no ponto de partida. E ainda a disposição maravilhosa e artística da vista, do ouvido, do coração, etc., obrigam-nos a reconhecer a existência de Deus. 3) A par da criação está a S. Escritura a anunciar a existência de Deus, porquanto a S. Escritura manifesta a revelação de Deus.

Quais são os que afirmam que não há Deus?

Os insensatos afirmam que não há Deus.

Chamam-se ateus. Quem disseste que as casas, as cidades e coisas semelhantes surgiram sozinhas, seria tido por louco. Bem assim os ateus. Eis porque reza a S. Escritura: "Diz o tolo em seu coração: não há Deus". Deus, um dia, chamará às contas os ateístas, e os julgará pelas suas palavras, mostrando-lhes que, para eles, não haverá Deus.