quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cuidado com as amizades

Carta 190
Cuidado com as amizades
(Santa Catarina de Sena)


Para Francisco e Inês

1 - Saudações e objetivo

Em nome de Jesus Cristo crucificado e da amável Maria, caríssimos filhos no doce Cristo Jesus, vos escrevo no Seu precioso sangue, desejosa de vos ver com perfeita iluminação, para que persevereis na virtude até à morte.

2 - Evitai as más amizades

Sem a iluminação (divina) caminhareis nas trevas e não conhecereis a verdade; e as coisas doces vos parecerão amargas e as amargas, doces. Mas com essa iluminação, seremos prudentes e evitaremos tudo o que pode diminuir em nós a virtude e o amor desinteressado pelo Criador.

Com essa iluminação veremos como é perigosa a convivência com pessoas que vivem sem o temor de Deus, pois tal convivência será a base da nossa ruína (espiritual). Convivência desse gênero torna insensível a consciência, diminui a vida de oração, acaba com a abstinência e o fervor, aumenta o amor pelos vão prazeres mundanos, rouba-nos a santa humildade, elimina a honestidade, desperta os sentimentos materiais, cega nossa inteligência, como se a pessoa jamais tivesse conhecido o Criador.

Dessa maneira, aos poucos a pessoa se despreocupa e se transforma de anjo terrestre em demônio infernal. E onde ficou a pureza que costumavas ter? Onde o desejo de sofrer por Deus? Onde ficaram as lágrimas que costumavas derramar diante de Deus na oração humilde e contínua? Onde a caridade fraterna, que demonstrava por todas as pessoas? Nada restou, porque o diabo furtou através dos (falsos) amigos.

3 - Procurai boas amizades

Caríssimos e bondosos filhos, não quero que isso aconteça convosco. Que a vossa convivência seja com pessoas que temam e amam a Deus realmente. Elas aquecerão toda frieza dos nossos corações e, com raciocínios sobre Deus, lembrando-nos Sua bondade e Seu amor, amolecem a dureza deles. Uma coisa ilumina a outra, quando se procura o ensinamento de Cristo crucificado e a vida dos santos. Os sentimentos materiais são superados.

Mediante uma santa modéstia, a pessoa pratica a humildade e sua irmã pequenez, que fazem desprezar a si mesma. Eis o que provém, em pouco tempo, da convivência com os servos de Deus, como acontece também para o mal da convivência com os escravos do mundo.

Por isso diz o Espírito Santo pela boca do profeta: "Tu serás santo com os santos, inocente com os inocentes, eleito com os eleitos e perverso com os perversos" (cf. Sl 18,26-27). Quero, pois, que presteis grande atenção à convivência e freqüência com os servos e servas de Deus, para fugir da convivência com outros e outras, como do fogo.

Desconfiai de vós mesmos, ao dizer: "Eu sou forte, não tenho medo de que estes me faça, cair". Por amor de Deus, não pensei assim! Com humildade reconheçamos que, se Deus não nos sustentar, seremos demônios encarnados. Temos um exemplo disso, (nota do tradutor - Talvez seja a situação de Florença sob o interdito papal) que nos faz estar sempre temerosos. Tenho certeza de que, se tiverdes a iluminação (divina) na presente situação e em tudo, cumprireis a vontade de Deus e o meu desejo. De outro modo, não! Por isso afirmei que desejava vos ver iluminados perfeitamente.

4 - Conclusão

Estando com pressa, nada mais acrescento. Permanecei no santo e doce amor de Deus. Jesus doce, Jesus amor.

(Cartas completas - Santa Catarina de Sena)

PS: Grifos meus.