quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Desejando asas!



É este um desejo real do cantor de Deus nos salmos ... Suspira pelas asas das pombinhas para voar até perto de Deus. Muita moça parece viver suspirando pelas asas para qualquer elevamento do nível em que paira. Mas nem todas sabem o que desejam.

Asas de mariposas - assim chamemos às desejadas por certos grupos de jovens. Nelas há fulgores de sol, matizes de flor; agradam, encantam. Em troca, são asas fragilíssimas, delicadíssimas e nada abrigam...

Asas de andorinhas - demos-lhe tal nome às desejadas por outro grupo de moças. São asas ligeiras, irrequietas, em contínuo movimento, eternas desenhistas de caprichosos arabescos. Bem representam a vida que se move, que vai a toda parte. Na atividade febril de seu vôos desconhecem a paz.

Asas de águia - cujo destino é buscar as nuvens, é pairar nas alturas, como se desprezassem o resto do mundo. Parecem agitá-las aquelas jovens desejosas de glórias, de honras, de aplausos. Mas também essas não servem para a felicidade.

Asas de ...galinha - Delas falou o Salvador, referindo-se ao agasalho que oferece aos pintinhos. Simbolizam esse meio tão singelo e comum em que se vive na família. São asas para a vida quotidiana, para a monotonia dessa vida caseira, com a repetição dos mesmos deveres, dos mesmos sacrifícios pouco avaliados e aplaudidos.

Que farias, leitora, com tuas asas de mariposa, de andorinha, de águia?

Deixarias a órbita desses deveres diários. Procurarias um ambiente mais cheios de emoções, porém mais baldo de paz e sossego. Fica-te com as asas dessa ave doméstica, belo símbolo do devotamento, da tolerância, da calma de quem vive sob um sorriso de Deus.

De tudo que expusemos conclua-se quanto erram as jovens que sempre desejam outras pessoas ao redor de si, outras esferas para a atividade das suas ânsias. Cada planta cresce bem no lugar que os céus lhe destinam...

(Audi Filia! - Pe. Geraldo Pires de Souza)
PS: Grifos meus