domingo, 23 de outubro de 2011

Por ter dado esmola para Missa por falecido, ímpio merece a graça da conversão

Por ter dado esmola para Missa por falecido, 
ímpio merece a graça da conversão 


O célebre Pe. Lacordaire, no começo de suas conferências sobre a imortalidade da alma, relatava o seguinte fato: 

Um príncipe polonês de X, conhecido infiel e materialista, tinha composto um trabalho contra a imortalidade da alma. 

Estava para mandá-lo para a imprensa, quando um dia, caminhando em seu parque, uma mulher banhada em lágrimas lançou-se a seus pés, e com acentos de profunda dor lhe disse: "Meu bom Príncipe, meu marido acaba de morrer. Nesse momento sua alma talvez esteja sofrendo no Purgatório. E eu estou em tal pobreza, que não tenho sequer a pequena soma para mandar celebrar uma Missa por sua alma. Em vossa bondade, vinde em meu auxílio em favor de meu pobre marido". 

Se bem que o nobre estivesse convencido de que a mulher estava enganada por causa de sua credulidade, não teve a coragem de recusar o que pedia. Escorregou uma moeda de ouro em sua mão, e a feliz mulher correu à igreja e pediu a um padre que celebrasse algumas Missas pelo repouso da alma de seu marido. 

Cinco dias depois, à noite, o príncipe estava na reclusão de seu escritório lendo o manuscrito e retocando alguns detalhes, quando, levantando os olhos, viu junto a si um homem vestido com o traje dos camponeses de seu país. 

"Príncipe - disse-lhe o desconhecido visitante - venho agradecer-vos. Sou o marido da pobre mulher que vos pediu, dias atrás, uma esmola para que pudesse mandar celebrar o Santo Sacrifício da Missa pelo repouso de minha alma. Vossa caridade agradou a Deus. Foi Ele que me permitiu vir agradecer-vos". 

Ditas estas palavras, o camponês desapareceu como uma sombra. A emoção do príncipe foi indescritível. Em conseqüência atirou seu manuscrito ao fogo, e entregou-se tão inteiramente à convicção da verdade, que sua conversão foi completa. Ele perseverou até a hora da morte. 

(O que é o Purgatório por Padre F. X. Schouppe, S.J)