quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Educação do caráter

Para ser cristão de caráter, é necessário adquirir, além das virtudes naturais próprias do homem de bem, as virtudes sobrenaturais ... ao humano dos nossos atos, é preciso acrescentar o divino.

As virtudes sobrenaturais são, com efeito, divinas; tanto na origem como no desenvolvimento e nos efeitos. Só Deus no-las dá, ao conceder-nos a graça; só Ele as aumenta, na proporção dos nosso méritos; finalmente, fazem de nós filhos de Deus. Apesar de divinas, as virtudes sobrenaturais não deixam de ser condicionadas no exercício pela aquisição e pelo desenvolvimento das virtudes naturais correspondentes.

Imaginemos duas basílicas superpostas nas quais a abóbada de uma serviria de adro para a outra; sem dúvida, enquanto uma tem a base na terra, a flecha da outra perde-se no céu. A beleza da segunda basílica está confiada à solidez da primeira; suprima-se a primeira e a outra será destruída. O mesmo se dá com as virtudes sobrenaturais em relação às naturais. Na verdade são virtudes divinas de poder maravilhoso, mas para sua plena expansão precisam do apoio das virtudes naturais.

Queremos ser cristãos de caráter?
Comecemos por ser homens de bem.

(A educação do caráter - Pe. Gillet)