segunda-feira, 17 de agosto de 2009

"Honra teu pai e tua mãe"



" Honra teu pai e tua mãe, para teres longa vida na terra, que o Senhor teu Deus te há de dar". (Ex.20,12)


A obrigação de filhos e súditos:

São eles, por assim dizer, imagens de Deus imortal; neles vemos uma representação de nossa origem; por eles nos foi dada a vida; deles Se serviu Deus para nos dar uma alma racional; foram eles que nos levaram aos Sacramentos, que nos formaram para a vida religiosa e social, que nos instruíram na integridade e pureza de costumes.

1. Caráter de nossa piedade filial

Devemos honrar nossos pais de tal maneira, que nossas demonstrações de respeito para com eles procedam, visivelmente, de um coração cheio de amor e carinho.
O principal motivo desta nossa obrigação é o nutrirem eles tal afeição para conosco que, por nossa causa, não recusam nenhum trabalho, nenhuma fatiga, nenhum perigo, não podendo experimentar maior alegria do que se sentirem benquistos de seus filhos, a quem amam extremosamente.

2. Manifestações da piedade filial

Há ainda outras mostras de honra, que devemos prestar aos nossos pais. Assim é que também os honramos, quando nos afervoramos em pedir a Deus, para que tudo lhes corra prosperamente; que tenham a maior estima e consideração entre os homens; que sejam aceitos aos olhos de Deus e dos Santos no céu.
Outra maneira de honrar pais é regular nossos planos pelo juízo e vontade. Assim o aconselha Salomão: "Ouve, meu filhos, as advertências de teu pai, e não abandones a doutrina de tua mãe, para que isto seja como um adorno em tua cabeça, e como um colar no teu pescoço". (Pr.1,8-9) Do mesmo sentido são as exortações dadas por São Paulo: " Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois assim é de justiça". (Ef.6,1) E também: " Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque nisso se compraz o Senhor". (Cl.3,20)

Honramos também nossos pais, imitando-lhes os bons exemplos e costumes, pois o maior sinal de estima que se pode dar a uma pessoa é procurar a maior semelhança com ela.
Da mesma sorte, honramos nossos pais, quando não só pedimos, mas também pomos em prática os seus conselhos. Honramos igualmente nossos pais, quando os socorremos, ministrando-lhes o necessário para a sua mantença e posição social.

Doença e hora da morte:

Os deveres da piedade filial, devemos cumpri-los em todas as ocasiões, mas sobretudo quando os pais caem em doença perigosa. Cumpre-nos cuidar que nada se omita a respeito da Confissão e dos mais Sacramentos, que todos os cristãos devem receber, quando a morte está iminente.
Procuremos que pessoas boas e piedosas os visitem com freqüência, para os confortarem e aconselharem, quando já se acham em boas disposições, de sorte que ponham toda a sua alma nas mãos de Deus, depois de tê-la desapegado das coisas humanas.
Sendo, assim, venturosamente acompanhados pela fé; esperança e caridade, tendo o socorro da santa Religião, (nossos pais) não só temerão a morte, que é realmente inevitável, mas até a julgarão desejável, porque franqueia o acesso para a eternidade. Por último, presta-se honra aos pais, quando falecidos, fazendo-lhes os funerais, promovendo condignas exéquias, preparando uma honesta sepultura, garantindo os sufrágios e Missas aniversárias, execultando fielmente suas declarações de última vontade.

(Catecismo Romano - Capítulo V - III Parte: dos Mandamentos, págs. 429 e 430)
PS: grifos meus