Pe. G. COURTOIS
A ARTE DE EDUCAR AS CRIANÇAS DE HOJE
TRADUÇÃO DE
W. L.
Título do original francês
L’ART D’ÉLEVER LES ENFANTS D’AUJOURD'HUI
INTRODUÇÃO
Este livro não é pretensioso. Não é tratado
erudito. Não é teste de psicologia. Não é dissertação de pesquisa científica.
Vejo daqui o ar de pouco caso de alguns amigos que frequentam assiduamente
os laboratórios de psicologia experimental e os círculos herméticos em que
iniciados elaboram as conclusões possíveis de um teste de Rorschach ou
de Murray...
Os trabalhos desses amigos possuem o maior
interesse e longe de mim o pensamento de lhes desprezar a ciência. Algumas
destas páginas muito lhes devem.
Mas este livrinho deve mais
ainda à observação do comportamento dos pais relativamente aos
filhos, à verificação de múltiplos erros de que os filhos, e também os pais,
são vítimas frequentes.
Este livro se apresenta, pois, sob a forma de
pequenos conselhos, cujo mérito outro não é senão o de terem sido
experimentados positiva e negativamente por numerosas famílias pertencentes aos
mais diversos meios.
Há, felizmente, pais que possuem intuição
admirável do que é preciso ser e do que é preciso fazer “para ter êxito com os
filhos”. Muitos, entretanto, não têm esse dom inato, e
se satisfazem com um empirismo elementar que amiúde culmina no
desânimo e na abdicação da autoridade. Há, ainda, os que nem sequer pensam
no problema e, durante um dia inteiro, praticam a contra educação sem que
mesmo disso se apercebam.
A educação é arte difícil e delicada, feita um
pouco de ciência e de experiência, de muito bom-senso e, sobretudo, de
muito amor.
Este livro não é simples coletânea de receitas como
o de que vos servis, minha Senhora, para cozinhar um bom prato de domingo;
nem código como o de que vos utilizais, meu caro Senhor, para conhecer
vossos direitos e deveres em face da lei.
Este livro não é para ser lido de um só fôlego
como um romance. Sua apresentação em frases soltas visou a facilitar-lhe a
meditação. Abri-o ao acaso e encontrareis quase sempre um pensamento que vos
obrigará a aprofundar um problema que até então apenas aflorastes.
“A arte de educar as crianças de hoje!” Muitas
máximas e conselhos valem para todos os tempos. Mas, é preciso reconhecer que a
criança atual está, mais do que noutras épocas, marcada por um contato
prematuro com as realidades menos belas do mundo que a cerca. Cartazes,
cinema, rádio, televisão, “slogans” publicitários, exemplos da rua e dos jardim públicos,
ilustrados com violentas cores, se imprimem na sua alma.
Sua curiosidade se embota, sua confiança se
perturba, seu espírito de independência se manifesta de maneira anárquica, os
valores capitais traduzidos pelas palavras lealdade, autoridade,
consciência, caridade, perdem a força, e chegam mesmo a se envilecer
dolorosamente em muitos.
Mas, depende, precisamente, de educadores, e
sobretudo de vós, pais, restaurar no espírito das crianças os
valores capitais que essas velhas palavras exprimem. De vós igualmente
depende guiar, através das evoluções aceleradas de um mundo frequentemente
enlouquecido, o pequeno ser querido que, hoje como em todos os tempos, traz
consigo tantas possibilidades, quer para o bem, quer para o mal.
A criança de hoje, como a de sempre, não continua
a ser imensa esperança?
É por isso que, em vez de desencorajar, este livro
é resolutamente otimista. Possa, ele ajudar a todos que o lerem no
sentido de melhor educarem os filhos, e que ajude também a educar os pais;
porque, segundo o conhecido pensamento de René Benjamin,
o segredo da arte de educar consiste, antes de tudo, em elevar-se
para que também se elevem os que estão sob os nossos cuidados.