sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Cera - Símbolo da virgindade


A cera é símbolo da virgindade; que tem uma coisa com a outra? Eu direi.

Que foi a cera em seus princípios, senão flor conservada com os influxos da graça? Mais: a cera é inimiga da corrupção, por isso os persas envolviam os cadáveres em cera, como outros o fazem em bálsamo, para se conservarem incorruptos. Não há medicina que mais preserve o corpo da corrupção dos vícios, e ainda dos humores, como a castidade.

Mais: a abelha, mãe da cera, é virgem; não tem coito; Maria, puríssima Mãe da castidade, não conheceu obra de varão. E esta é a razão por que naquele círio que arde nos quarenta dias que vão da Páscoa da Ressurreição de Cristo até a Ascensão, diz Durando, que se representa Cristo, porque, assim como a cera foi feita pela abelha, a qual não tem coito, assim o corpo de Cristo foi gerado de Maria sem obra de varão.

A abelha das flores fez a cera para iluminar a Igreja; Maria Santíssima das flores de seu sangue fez o corpo de Cristo para iluminar o mundo. Não cuidem que naquele trono arde só um gênero de cera e um gênero de luz; duas são as ceras e duas as luzes, ainda que vai tanto de uma a outra. A cera que lavrou a abelha dá luz aos olhos do corpo; a cera que lavrou Maria Santíssima está dando luz ao olhos da alma.

(Sermões e práticas - Pe. Manuel Bernardes - I - 13/14)

PS: grifos meus