segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Princípios da vida de intimidade com Maria Santíssima - Parte 2

Fonte: Vas Honorabile

“A vida de intimidade com Maria abrange todo o dogma da economia da graça, reunindo admiravelmente o fim, o caminho e os meios de salvação indicados por Nosso Senhor”.

Padre Júlio Maria, 
Princípios da vida de intimidade com Maria Santíssima

Geralmente o dogma da graça não é bastante conhecido pelos cristãos.

Somente os sacerdotes, em consequência de seus estudos teológicos, conhecem todas as belezas, todas as riquezas ocultas nesta parte do dogma.

Os simples cristãos julgam que estas questões são demasiadamente abstratas, puramente especulativas, fora da prática.

É um erro. A graça é a parte viva do cristianismo, é a base, é o motor de tudo, é de certo modo o próprio Jesus Cristo.

O dogma da graça, sendo de uma maneira toda especial o fundamento e o fim da vida de intimidade com a Santíssima Virgem, encontrará aqui um desenvolvimento suficiente – o que raramente se encontra em obras populares – para mostrar a todos as riquezas e belezas desta divina economia, fazendo-o em uma linguagem bastante simples, para que seja por todos compreendido.

O fim da vida de intimidade com Maria outro não é senão Jesus Cristo.

Ele é a cabeça; a Virgem é o pescoço; nós somos os membros unidos ao pescoço e por ele á cabeça.

Tirai a cabeça, e o pescoço não tem mais razão de existir.

Do mesmo modo, a união á Santíssima Virgem de nada serviria, se ela não nos unisse ao Redentor, nossa cabeça.O caminho a seguir é aquele que Jesus Cristo nos mostrou. Pode dizer-se que é Ele mesmo, pois tudo quanto se encontra em Maria é dele. Digamos mais: Não está ele mesmo em Maria e não nasceu dela?

Unir-nos á Maria é pois unir-nos a ele. Passar pelo caminho de Maria é ir diretamente e sem desvios ao encontro de Jesus.

E qual é o meio desta prática?

Este meio é a Encarnação. É Maria, de quem nasceu Jesus, que está encarregada de o produzir espiritualmente em nossas almas.